Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ reúne-se com direção do Hospital Federal do Andaraí

16/12/2022

O CREMERJ, por meio da Comissão de Saúde Pública, reuniu-se com a direção e representantes do corpo clínico do Hospital Federal do Andaraí (HFA), que fica localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Durante a reunião, realizada no dia 14 de dezembro, foram apresentadas e discutidas a situação do HFA e as demandas dos médicos que atuam na unidade.

Participaram do encontro os conselheiros Hélio Abreu, Ana Russo, Antônio Joaquim Werneck, Fernando Barros, Ricardo Farias, Walter Palis e Yuri Salles. Já o hospital foi representado pelo diretor Fernando Capotorto e pelos médicos Gustavo Cossich e Raphael Zenatti.

Considerando ocorrências recentes e o fato de a emergência da unidade estar interditada eticamente desde junho de 2019, a comissão convocou a diretoria para debater tais questões. Na ocasião, o HFA apresentou a proposta de passar a receber urgências e emergências apenas de forma referenciada.

Nesse sentido, a Comissão de Saúde Pública do Conselho propôs, para janeiro de 2023, uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) e o Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde (DGH) para expor essa intenção, que atenderia tanto às demandas dos profissionais da unidade quanto às exigências apontadas pela fiscalização do CREMERJ.

O coordenador da comissão, Hélio Abreu, destacou a importância de acompanhar a situação e ouvir as necessidades. “O CREMERJ está de portas abertas para apoiar no que for necessário, em busca de melhorias para a assistência à saúde da população e de melhores condições para a atuação dos médicos”, concluiu.