Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Em solenidade, CREMERJ entrega Prêmio Professor Ricardo Cruz

13/12/2022

A cerimônia de entrega do Prêmio Professor Ricardo Cruz 2022 aconteceu nessa sexta-feira, 9 de dezembro, no auditório do Centro Empresarial Rio, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Comissão de Integração do Médico Jovem (CIMJ) do CREMERJ, reuniu os vencedores em todas as categorias, que, nesta edição, foram: 17º para Médicos Residentes; 1º para Médico Jovem; 1º para Médico (profissionais acima de 40 anos); e 3º para Acadêmicos de Medicina. Este ano também foram premiados os melhores trabalhos de estudantes nas áreas: Projetos de Pesquisa, Projetos de Extensão e Ligas Acadêmicas.

Para a solenidade, compuseram a mesa de abertura: o presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz; o conselheiro responsável da CIMJ, Ricardo Farias Junior; o coordenador das comissões de ensino médico e de médico jovem do Conselho Federal de Medicina (CFM), conselheiro Julio Cesar Vieira Braga; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Cesar Eduardo Fernandes; o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, que é conselheiro do CREMERJ e do CFM; o diretor da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) e conselheiro do CREMERJ José Ramon Blanco; e a coordenadora da CIMJ, conselheira Beatriz Costa.

Após a execução do Hino Nacional, Clovis Munhoz deu as boas-vindas aos participantes e parabenizou todos os vencedores. Ele também mencionou a importância da criação de categorias voltadas para os estudantes de medicina, concedendo oportunidade aos acadêmicos de estarem mais integrados ao Conselho. “Além dos fóruns e eventos de cunho científico que realizamos frequentemente, lançamos no início deste ano nossa revista científica, em parceria com a Academia Nacional de Medicina. Isso porque é grande o nosso compromisso com a educação médica continuada. Também gostaria de afirmar que nossas portas estão abertas a todos os colegas para auxiliá-los”, complementou Munhoz.

Já Ricardo Farias Junior, idealizador do evento, em sua fala, chamou a atenção para o papel dos preceptores, que se dedicam, muitas vezes, sem receber o reconhecimento devido, e que são fundamentais na capacitação dos novos médicos e especialistas. “Também parabenizo todos que escolheram fazer trabalho científico e se dedicaram. Aproveito para agradecer a comissão julgadora, o CREMERJ e todo o apoio recebido para a realização deste evento”, acrescentou.

Na sequência, foi feita uma homenagem ao professor Ricardo Cruz, que dá nome ao Prêmio. O médico, que se especializou nas áreas de cirurgia de cabeça, tronco e pescoço e crânio-maxilo-facial, faleceu em 2020. Compondo esta parte, foi exibido o vídeo de uma das pacientes de Ricardo Cruz, contando seu depoimento e agradecendo o médico por sua dedicação. Também foi feito um agradecimento especial a todos que compuseram a comissão julgadora, que avaliou todas as apresentações de trabalhos nos dias 7 e 8 de dezembro, na sede do CREMERJ.

Em seguida, iniciou-se a cerimônia de entrega das premiações, conduzida pela conselheira Beatriz Costa. Na categoria Acadêmicos, foi premiado Roger Freitas Ramirez Jordan. Em Ligas Acadêmicas, venceu Mateus dos Santos Bandeira. Já Laura Braga Monnerat ganhou em Projetos de Pesquisa e Maria Julia Pessanha Gonçalves venceu em Projetos de Extensão.

O 17º Prêmio de Residência Médica foi para Caio Moreno Perret Novo. O segundo e o terceiro lugar ficaram, respectivamente, para Nathalia Kasper e Louro e Tainá Batista de Oliveira. Na categoria Médico Jovem, Lívia Miguéis Berardinelli foi a ganhadora. Já a Fabiula Schwartz de Azevedo venceu na seção Médico. Os prêmios foram entregues pelo presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz, e pelos conselheiros Ricardo Farias, Célia Regina da Silva, Walter Palis, Raphael Câmara, Fernando Jorge Barros, Beatriz Costa e José Ramon Blanco. O médico recém-formado Miguel Pereira, que presidiu a Associação dos Estudantes de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Aemed-RJ), também participou desse momento.

“Gostaria de parabenizar todos pelos trabalhos e novamente citar a comissão julgadora, liderada pelo professor Rossano Alvim Fiorelli, porque a cada ano está mais difícil, a qualidade das apresentações foi excelente. Nós valorizamos o trabalho científico e precisamos lutar pela valorização do professor, do mestre e do preceptor”, disse Beatriz Costa, que recebeu uma homenagem em comemoração ao seu aniversário, celebrado no mesmo dia da solenidade.

Antes do encerramento, Ricardo Farias Junior e Beatriz Costa receberam um certificado em reconhecimento à dedicação de ambos para a realização do Prêmio Professor Ricardo Cruz.

Para assistir à cerimônia de premiação, clique aqui.

Clique aqui e assista a alguns depoimentos durante a solenidade.

Confira o nome de todos os vencedores e suas categorias:

17ª Edição para os Médicos Residentes

1º Lugar: Caio Moreno Perret Novo – CRM 116048-6
Trabalho: Protocolo de impressão em 3D de flaps heterólogos para cranioplastia customizada em pacientes de craniectomias: tecnologia nacional da bancada aos pacientes do Sistema Único de Saúde
Preceptor - Renato Rozental - CRM 40953-0

2º Lugar: Nathalia Kasper e Louro – CRM 122455-7
Trabalho: O residente como professor: uma proposta de intervenção
Preceptora - Helena Taveira Cruz Fortunato - CRM 95637-6

3º Lugar: Tainá Batista de Oliveira – CRM 116105-9
Trabalho: Fenômenos TromboInflamatórios no Covid-19 Pediátrico em pacientes hospitalizados (TRINCOPED): estudo multicêntrico, descritivo, de coorte ambidirecional no Estado do Rio de Janeiro
Preceptor: Leonardo Rodrigues Campos - CRM 93081-4

3ª Edição para os Acadêmicos de Medicina

Categoria: Acadêmicos
Acadêmico: Roger Freitas Ramirez Jordan
Trabalho: Elaboração de Ferramenta para Análise Motora de Pacientes com Doença de Parkinson
Preceptor: Bruno Lima Pessoa - CRM 77487-1

Categoria: Ligas Acadêmicas
Liga da UFF de Anestesiologia e Dor - Responsável: Mateus dos Santos Bandeira
Trabalho - Desenvolvimento de Videolaringoscópio com Tecnologia de Impressão 3D para o Hospital Universitário
Preceptor: Ismar Lima Cavalcanti - CRM 44816-7

Categoria: Projetos de Pesquisa
Laura Braga Monnerat
Trabalho: Acompanhamento e Associação da Qualidade de Vida e Função Física em Pacientes no Primeiro Ano após a Fase Aguda da Covid-19
Preceptor: Thiago Thomaz Mafort - CRM 82866-1

Categoria: Projetos de Extensão
Maria Júlia Pessanha Gonçalves
Trabalho: Implementação de um canteiro de plantas medicinais no Centro de Saúde Escola de Custodópolis
Preceptor: Luiz Clovis Parente Soares - CRM 39484-7

Confira o nome de todos os integrantes da comissão julgadora:

Coordenador:
Rossano Kepler Alvim Fiorelli

Jurados:
Agostinho Manuel da Silva Ascenção

Ana Alice Ibiapina Parente

Antonio Braga

Clemax Couto SantAnna

Gilberto Perez Cardoso

João Carlos Côrtes Jr

Josier Marques Vilar

Márcia Fernanda da Costa Carvalho

Márcia Silveira Ney

Marcos Arêas Marques

Marcos Vianna de Almeida

Maria Marta Regal de Lima Tortori

Maria Dornas

Mario Fritsch

Mario Castro Alvarez Perez

Mario Vicente Giordano

Mauricio Magalhães Costa

Mauricio Younes

Orlando Marques Vieira

Pedro Rodrigues

Rafael Cangemi Reis

Roberto de Andrade Medronho

Rodrigo Felippe Ramos

Sérgio Botti

Silvio Pessanha Neto

Walter A. Zin

Wolney de Andrade Martins