Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Fórum em Búzios é promovido pelo CREMERJ

07/12/2022

O CREMERJ promoveu a primeira edição do Fórum Região dos Lagos de 2 a 4 de dezembro. O evento foi realizado no município de Búzios – RJ. Na ocasião, conselheiros e representantes que atuam em diversas partes do estado tiveram a oportunidade de participar da programação de palestras com diversos temas de interesse da classe. Além disso, foi dada posse às comissões de ética médica de unidades de saúde do interior.

Na tarde do primeiro dia, foi realizada a reunião da Coordenação das Representações (Corep) do CREMERJ. A mesa de abertura foi composta pelo presidente Clóvis Munhoz, pela vice-presidente Célia Regina da Silva, pelo segundo secretário Yuri Salles e pelo diretor de sede e representações Benjamin Baptista.

Clóvis desejou as boas-vindas aos participantes e destacou que eles são essenciais para que o CREMERJ continue marcando presença e atuando firmemente em todo o território fluminense. “Essa reunião da Corep é uma grande oportunidade para que anseios e ideias sejam discutidos com atenção, sempre em prol da boa prática da medicina no nosso Rio de Janeiro”, disse o presidente.

Na sequência, coordenadores, secretários e membros das representações presentes fizeram relatos sobre a situação da saúde em suas cidades, destacando pontos positivos e negativos. As principais questões levantadas foram a crescente pejotização dos vínculos empregatícios para médicos, o aumento de clínicas particulares que atendem a preços bem abaixo do estipulado pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e relatos de melhorias implantadas em unidades de saúde após fiscalizações realizadas pela autarquia.

No dia seguinte, a programação foi aberta com a posse das comissões de ética médica da UPA 24h de Rio Bonito, do Hospital e Maternidade de Angra dos Reis e do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara de Maricá. A reunião, dirigida pela Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem), aconteceu de forma híbrida, com público on-line e presencial. Antes de tomarem posse, os médicos assistiram a uma palestra sobre o funcionamento das comissões de ética, as incumbências de seus integrantes e a apuração de infrações. Os temas foram apresentados pela conselheira Beatriz Costa, que também é coordenadora da Cocem.

“Assim como as representações são o braço do Conselho nos municípios, as comissões de ética têm essa função dentro dos hospitais. Juntos formamos uma grande rede que trabalha para manter a ética na nossa profissão”, destacou Beatriz.

Palestras sobre publicidade médica, sífilis congênita e relação médico-paciente geram debates entre os representantes

Como parte da programação, os médicos assistiram a três palestras. A primeira foi ministrada pelo coordenador consultivo de processos éticos do CREMERJ, o advogado Rodrigo Câmara de Queiroz. Em sua exposição, ele falou sobre publicidade médica à luz da Resolução CFM nº 2.217/2018 e da Resolução CFM nº 1974/2011, apresentando exemplos de erros e acertos em campanhas de marketing e materiais de divulgação. “Se o médico pensa em fazer publicidade de seu trabalho, imediatamente ele deve consultar o Código de Ética Médica. No entanto, não é só essa norma que deve ser observada, é necessário também seguir o Manual de Publicidade Médica”, orientou Rodrigo.

A segunda aula ficou a cargo do coordenador da Representação Metropolitana do CREMERJ na Tijuca, Antônio Braga Neto. Ele falou sobre a importância da relação médico-paciente e exemplificou esse relacionamento desde períodos que antecederam a chamada “medicina moderna” até os dias de hoje. “O que dará vida eterna à medicina e evitará que a nossa prática morra é a relação médico-paciente”, enfatizou Braga Neto.

Já a terceira palestra foi sobre sífilis congênita. A pauta ficou sob responsabilidade do professor titular chefe do Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mauro Romero Leal Passos. Ele começou enfatizando que é possível eliminar a sífilis congênita e que o primeiro passo para resolver o problema é reconhecê-lo. Ao longo da exposição, foram apresentados o histórico da doença no mundo, o panorama dos dias atuais, as taxas de detecção, o número de mortes e os obstáculos a serem vencidos. “A sífilis congênita é doença sentinela, negligenciada e reflete a má qualidade de pré-natal. O poder público conhece o problema, sabe como resolver e ainda não o eliminou”, alertou Mauro.

No encerramento de toda a programação, a diretora Célia Regina agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização e realização do evento. “Esse fórum foi fundamental para entendermos a situação de cada região do nosso estado. Além disso, os conteúdos das palestras serão de grande importância para que os representantes possam multiplicar esses conhecimentos em seus municípios de atuação”, concluiu Célia.

SOMERJ realiza homenagem ao médico do ano 2022

Na noite do dia 3 de dezembro, em paralelo às atividades do Fórum CREMERJ, foi realizada a solenidade Médico do Ano, promovida pela Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj). Nesta edição, o dermatologista Edilbert Pellegrini Nahn Junior foi o agraciado com o destacado reconhecimento. O prêmio foi entregue pelo presidente da Somerj, Benjamin Baptista, que apresentou o histórico da carreira de Pellegrini e algumas memórias da vida do médico, contando com depoimentos de familiares e amigos.

Além do presidente da Somerj, compuseram a mesa de honra o presidente do CREMERJ, Clóvis Munhoz, o ex-presidente, Walter Palis, o secretário-geral da Associação Médica Brasileira (AMB), Antônio José Gonçalves, e a presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), Vanda Terezinha Vasconcelos.

“Essa cerimônia tem o objetivo de fazer justiça aos colegas das filiadas e também da Somerj. Neste ato, reconhecemos publicamente aqueles que se esforçam pelo bem coletivo, sendo verdadeiros exemplos para esta e para as futuras gerações de médicos”, disse Benjamin.

Na oportunidade, também foram divulgados os homenageados pelas associações filiadas à Somerj. São eles:

Associação Médica de Barra do Piraí - Luiz Antonio Fernandes Caseira;

Sociedade Médica de Barra Mansa - Gilmar Alves Zonzin;

Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia – Patrícia Meireles;

Associação Médica Norte Fluminense - Paulo Tinoco;

Associação Médica de Macaé - Joel Tavares Passos;

Associação Médica Fluminense - Valéria Patrocínio Teixeira Vaz;

Associação Médica de Rio das Ostras - Ana Lúcia Dias Guimarães.