Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ se posiciona sobre prisão de médico no HFA

02/12/2022

Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, a imprensa divulgou a prisão de um médico durante um plantão no Hospital Federal do Andaraí (HFA), acusado de homicídio culposo. Em relação ao caso, o CREMERJ informa que, assim que tomou conhecimento, abriu sindicância para apurar os fatos. Todo o procedimento corre em sigilo, seguindo os ritos do Código de Processo Ético-Profissional.

Sobre o HFA, o CREMERJ reitera que a emergência da unidade foi interditada eticamente pelo Conselho em junho de 2019, após várias fiscalizações. No entanto, até o momento, a unidade não conseguiu se adequar às normas exigidas pelo Conselho, todas elas focadas em garantir condições de trabalho para os médicos e segurança no atendimento dos pacientes.

Em razão da interdição ética, a emergência do HFA não deveria funcionar com “porta aberta” e deveria atuar em prol de resolver as não conformidades. O CREMERJ também informa que o caso relacionado à emergência foi encaminhado ao Ministério Público para medidas cabíveis.