Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

RQE é debatido em reunião das comissões de ética médica

01/12/2022

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ realizou a última reunião de trabalho deste ano com representantes de unidades de saúde de todo o estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 30 de novembro. As comissões dos hospitais participaram de forma híbrida, com uma parte pela internet e outra presencialmente na sede da autarquia, em Botafogo – Zona Sul da capital fluminense.

No início do evento, os médicos foram recebidos pelo diretor Luiz Zamagna, pelo ex-presidente Sylvio Provenzano e pela conselheira Beatriz Costa, que também é coordenadora da Cocem. Na ocasião, eles deram as boas-vindas aos participantes e falaram sobre a relevância da atuação das comissões para a prática da boa medicina.

Na sequência, foi dado início à primeira palestra da programação, ministrada pelo ex-presidente do Conselho, Walter Palis, que abordou a importância do Registro de Qualificação de Especialidade (RQE). Em sua apresentação, o conselheiro destacou o quanto o RQE pode auxiliar no aumento da confiabilidade de um médico especialista em face do paciente, que passa a poder consultar a titulação do profissional que o atende. Além disso, enfatizou que, conforme a Resolução CFM 1974/11, o médico só pode divulgar sua especialidade se possuir o registro.

“Para aqueles que atendem aos pré-requisitos, ficou mais fácil solicitar o RQE. Estamos levando para os hospitais o projeto “CREMERJ perto do Médico”, que oferece esse e outros serviços cartoriais do Conselho diretamente na unidade de saúde, facilitando a vida dos colegas. Há também a possibilidade de fazer o requerimento de forma on-line, por meio do site do Conselho”, explicou Palis.

Dando continuidade ao evento, a segunda palestra ficou a cargo da conselheira Beatriz Costa. Em sua exposição, ela esclareceu as competências das comissões na apuração de infrações éticas e os possíveis trâmites e conclusões de um processo ético-profissional.

No encerramento, foi informado que o próximo encontro do grupo acontecerá no dia 15 de março de 2023. Nesse momento, a coordenadora da Cocem pediu a colaboração dos membros das comissões para continuarem compartilhando sugestões de temas, a fim de fomentar os futuros debates.

“Essas reuniões possibilitam a interação entre todos nós que estamos trabalhando em prol da ética médica. Que o ano que vem seja de muito trabalho, união e troca de conhecimentos”, concluiu Beatriz.