Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove evento sobre atualização em doenças pulmonares

10/11/2022

O CREMERJ, por meio de sua Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica, promoveu o evento “Educação Médica Continuada em Pneumologia: Atualização em Doenças Pulmonares”, nesse sábado, 5, no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho – situada na Zona Sul da capital. O evento, que teve transmissão ao vivo pelo canal do CREMERJ no Youtube, contou com a participação de diversos especialistas da área para debater, atualizar e informar sobre questões dessa especialidade.

A mesa de abertura foi composta pelo responsável pela Câmara Técnica (CT) de Pneumologia e Cirurgia Torácica do CREMERJ, conselheiro Flávio de Sá, e do coordenador da CT, Rogério Rufino.

O evento foi distribuído em três blocos, sendo dividido nos assuntos de doenças obstrutivas, doenças intersticiais e câncer de pulmão. Dessa forma, o primeiro bloco foi iniciado pelo doutor em radiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Marcelo Chaves, que palestrou sobre “diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) pela tomografia computadorizada”. A segunda palestra foi apresentada pelo vice-presidente da Sociedade de Pneumologia do Estado do Rio de Janeiro (Sopterj), Carlos Pessôa, que discorreu sobre “atualização terapêutica na DPOC”. Após as duas palestras, o diretor executivo do Instituto de Doenças do Tórax (IDT-UFRJ), Alexandre Cardoso, ficou responsável por fazer um debate sobre os assuntos abordados, realizando uma análise e tecendo outras informações.

O segundo bloco, com enfoque em doenças intersticiais, começou com o mestre e doutor em Radiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alessandro Severo, com o tema “padrões tomográficos nas doenças intersticiais pulmonares fibrosantes”. Em seguida, a palestra “Atualização Diagnóstica nas Fibroses Pulmonares Progressivas” ficou a cargo da professora associada de Pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Cláudia Henrique da Costa. Para finalizar a segunda parte do evento, o coordenador Rogério Rufino ficou responsável por debater os temas abordados.

O câncer de pulmão foi o tema do terceiro e último bloco do evento, contando com as palestras da doutora pelo Departamento de Radiologia da UFRJ, Rosana Souza Rodrigues, e da Oncologista Torácica da UERJ, Tatiane Montella. Na ocasião, elas discorreram sobre “Padrões Tomográficos dos Nódulos Pulmonares” e “Novos Tratamentos para o Câncer de Pulmão”, respectivamente.

Para finalizar, o membro titular da Academia Nacional de Medicina, Carlos Barros Franco, apresentou sua palestra sobre “’quais avanços científicos que a covid-19 trará para a medicina”.

Para assistir ao evento, clique aqui.