Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove solenidade em homenagem ao Dia dos Médicos

31/10/2022

Durante o mês de outubro, o CREMERJ vem contando histórias marcantes da medicina no estado do Rio de Janeiro, em suas redes sociais, como parte da campanha comemorativa pelo Dia dos Médicos. E, nessa quarta-feira, 26 de outubro, o Conselho deu sequência às celebrações e promoveu uma solenidade, com o tema “O que nos faz sentir orgulho de ser médico”, em homenagem a todos os profissionais que têm se dedicado intensamente à sua profissão. A cerimônia teve como objetivo agradecer todos os colegas por sua atuação e parabenizá-los pelo Dia dos Médicos, comemorado em 18 de outubro. O evento, que contou com a presença de autoridades da área da saúde e da medicina, também homenageou médicos e médicas por sua contribuição à medicina no estado do Rio de Janeiro.

Abrindo a solenidade, foi exibido o vídeo comemorativo que apresentou trechos de histórias contadas pelos próprios médicos sobre suas experiências profissionais, que enaltecem a medicina e a relação entre médico e paciente. Em seguida, a mesa de autoridades foi composta para execução do Hino Nacional. Participaram o presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz; o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, que também representou o governador Claudio Castro; a subsecretária estadual de Atenção à Saúde, a médica intensivista Fernanda Fialho; o superintendente da Rede Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS RJ), o cirurgião-geral Paulo Silveira, que representou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; o presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), Benjamin Baptista; a presidente da Associação Médica Fluminense (AMF), Zelina Caldeiras; e o ex-presidente do Conselho, Sylvio Provenzano.

“É uma honra estar com colegas que abrilhantam a medicina do nosso país. Os casos apresentados aqui em vídeo foram conduzidos brilhantemente por médicos do nosso estado e sabemos que esse é o dia a dia de muitos dos nossos profissionais. Nós devemos nos orgulhar da nossa profissão, tema da nossa homenagem, porque tratamos da coisa mais importante que é a preservação da saúde do semelhante. E por isso parabenizamos todos os nossos colegas”, frisou Clovis Munhoz.

Já o secretário de Estado de Saúde ressaltou a importância da valorização dos médicos. “Temos a missão de resgatar a rede pública de saúde do nosso estado e, ao fazer isso, também valorizamos os profissionais médicos. Então, estou aqui com muita felicidade nessa homenagem a grandes nomes da medicina brasileira e deixando claro o meu compromisso com todos os colegas, que se mostram verdadeiros heróis a cada dia com um trabalho que é diferenciado porque lida com a vida das pessoas”, complementou Alexandre Chieppe.

Também na mesa, o superintendente da SMS RJ mencionou a necessidade de se trabalhar, buscando sempre o melhor no SUS para médicos e pacientes. “Para mim, é muito gratificante e uma grande honra estar aqui na nossa casa e principalmente representando o nosso secretário municipal de Saúde, doutor Daniel Soranz. Gostaria de parabenizar o CREMERJ pela iniciativa com essa homenagem aos médicos. As histórias são muito bonitas e estamos no SUS tentando buscar sempre o que é melhor para os nossos médicos e pacientes”, disse Paulo Silveira.

Médicos são homenageados com Medalha Redentor

Todos os homenageados receberam a Medalha Redentor, lançada no dia do evento pelo CREMERJ, em tributo ao mérito médico. A primeira a receber a honraria das mãos da conselheira Margareth Portella foi a médica cardiologista Rosa Celia Pimentel, que fundou a unidade Pró Criança Cardíaca, instituição médica sem fins lucrativos, que já atendeu mais de 15 mil crianças e adolescentes cardíacos carentes.

Já a médica e pesquisadora Sue Ann Clemens, que coordenou estudos clínicos da vacina Oxford/AstraZeneca no Brasil durante a pandemia, recebeu a homenagem do presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz. O cirurgião torácico Anderson Fontes participou, em agosto de 2021 no Instituto Nacional de Cardiologia (INC), da primeira cirurgia de transplante de pulmão no Rio de Janeiro, após o estado ter ficado 15 anos sem realizar o procedimento. Fontes foi condecorado com a Medalha Redentor, entregue pelo diretor do Conselho Luiz Fernando Nunes.

O neurocirurgião pediátrico Gabriel Mufarrej, que coordenou a cirurgia que separou gêmeos siameses unidos pelo crânio, em agosto deste ano, no Instituto Estadual do Cérebro, recebeu a honraria das mãos do diretor do CREMERJ Joel Silveira Filho. Já o conselheiro Sylvio Provenzano entregou a Medalha Redentor para o cirurgião-geral Leandro Crespo, que, em janeiro, socorreu uma menina de 8 anos após ela ser mordida por um tubarão em uma praia em Fernando de Noronha (PE), ajudando a salvar a vida da criança.

O oftalmologista Paulo Phillipe realizou, em maio, no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), um transplante de córnea com técnica inédita em uma bebê que nasceu cega. Sua condecoração foi entregue pelo conselheiro Gustavo Khaled. Já o ortopedista Ricardo Meirelles coordenou uma cirurgia inédita em uma menina de 8 anos para tratamento de escoliose infantil, em setembro no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). O diretor do CREMERJ Benjamin Baptista foi quem entregou a honraria.

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, também foi homenageado por sua atuação em iniciativas que têm ampliado a atenção primária à Saúde no país. Ele, que é conselheiro do CREMERJ e do Conselho Federal de Medicina (CFM), não pode comparecer ao evento por razões de trabalho, e foi representado pelo vice-presidente do CREMERJ, Guilherme Nadais. O conselheiro José Ramon Blanco foi quem fez a entrega.

Cada premiação destacou pontos cruciais na medicina: a empatia, a ciência, a esperança, o amor, a disponibilidade, a inovação, a emoção e a dedicação. O encerramento foi conduzido pelo presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz, e pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Clique aqui e assista a todos os vídeos que contam as histórias emocionantes dos médicos homenageados.

Clique aqui e assista à solenidade do Conselho em Homenagem ao Dia dos Médicos.