Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de congressos de acupuntura e dor do CMBA

28/10/2022

O 2º secretário do CREMERJ, Yuri Salles Lutz, e o conselheiro Luís Guilherme Teixeira dos Santos, que também é conselheiro federal, participaram do XXVI Congresso Internacional de Acupuntura e do IV Congresso de Dor, promovidos pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) de 21 a 23 de outubro. O encontro, realizado no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói - RJ, contou com a participação de médicos acupunturistas que são referências nacionais e internacionais. O tema central desta edição foi “Integrando Racionalidades: ‘Qi’ e Neuromodulação”.

Durante o evento, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o CREMERJ, na figura de seus respectivos presidentes representados pelos dois conselheiros presentes, foram homenageados devido às ações promovidas em defesa da especialidade, em especial em relação ao reconhecimento e à manutenção da acupuntura como especialidade médica.

No último dia do congresso, Yuri, que é o responsável pela Câmara Técnica (CT) de Acupuntura do CREMERJ, a coordenadora da CT e diretora de defesa profissional do Colégio Médico de Acupuntura do Rio de Janeiro (CMA-RJ), Melania Sidorak, e o diretor de comunicação do CMA-RJ e membro da CT, Ronaldo Azem, participaram do fórum de defesa profissional. Na ocasião, foi apresentada a proposta de um convênio entre o CMBA e o CREMERJ, por intermédio da Comissão de Defesa das Prerrogativas Médicas (Codeprem), para intensificação das ações em defesa da especialidade de acupuntura no estado do Rio de Janeiro. Estiveram presentes também, nesse momento, o diretor de Defesa Profissional do CMBA, Antônio Carlos Cirilo, e a diretora de Defesa do Paciente do CMBA, Mara Valéria Mendes.

Na avaliação de Yuri, essa foi uma oportunidade para a junção de esforços para a defesa da especialidade. “Ambas as instituições possuem canais próprios para receberem denúncias sobre invasão do ato médico. Esse convênio surge para intermediar a troca de informações entre as duas casas, propiciando um melhor combate nesse âmbito, avaliou Yuri.