Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ e SOrl-RJ promovem fórum de medicina do sono

27/10/2022

O CREMERJ promoveu o II Fórum Internacional de Medicina do Sono, por meio da sua Câmara Técnica de Otorrinolaringologia, em parceria com a Sociedade de Otorrinolaringologia do Estado do Rio de Janeiro (SOrl-RJ), nesse sábado, 22, no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho – situada na Zona Sul da capital. O evento, que teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CREMERJ, contou com a participação de diversos especialistas nacionais e internacionais da área para debater temas relacionados a esta especialidade.

A mesa de abertura foi composta pela segunda vice-presidente Célia Regina da Silva, pelo diretor secretário-geral do CREMERJ, Hélio Fernando de Abreu, e pela especialista em Medicina do Sono da Associação Brasileira do Sono (ABS), Luciana Balester Mello Godoy. De forma on-line, a presidente da SOrl-RJ, Paula Moreno, também participou da mesa do fórum e da abertura do evento.

“Temos a satisfação de ter esse evento organizado em parceria com a Sociedade de Otorrinolaringologia do Estado do Rio de Janeiro. Esse fórum foi idealizado minuciosamente para trazer professores internacionais que atuam nessa área da medicina do sono, com a parceria do nosso conselheiro Hélio Fernando de Abreu, que, junto à sociedade de especialidade, pensou em cada detalhe do evento”, destacou a conselheira Célia Regina.

Já a presidente do SOrl-RJ acrescentou que ficou muito honrada em participar. “Nossa sociedade sempre foca em eventos científicos como esse e é um prazer enorme participar dessa abertura, com tantos nomes expoentes na área e um tema que envolve muitas especialidades”, completou.

O fórum foi iniciado com a palestra sobre “Fenótipos da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono”, ministrado pelo ex-consultor clínico do departamento de otorrinolaringologia da Universidade de Navarra, na Espanha, Peter Michael Baptista, e teve moderação de Lucas Neves Andrade Lemes, professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A segunda palestra contou com a presença do especialista Giovanni Cammaroto, que é do Hospital Morgani Pierantoni, em Forlí, na Itália. Ele discursou sobre “Faringoplastia de Reposição Farpada”, moderado por Heloísa dos Santos, especialista em otorrinolaringologia e em medicina do sono. Já o tema “Faringoplastia de Expansão do Esfíncter – Uma Atualização das Medidas de Resultado na Apneia Obstrutiva do Sono” foi debatido pelo fundador da Sleep Surgical Society (ASEAN), Kenny Peter, com moderação do coordenador do departamento de medicina do sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Danilo Sguillar.

Em seguida, o presidente da Sociedade Espanhola de Distúrbios Respiratórios do Sono e da Sociedade Espanhola do Sono, Carlos O’Conner, falou sobre “Terapia Miofuncional”, com moderação do presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), Edilson Zacanella. Em seguida, a palestra sobre “Endoscopia do Sono Induzido por Drogas – DISE” foi apresentada pela assistente do Hospital Universitário de Preset, na Espanha, Marina Carrasco, com a moderação do secretário-geral do CREMERJ, Hélio Fernando de Abreu.

Dando seguimento, o assunto “Técnicas de Faringoplastia” foi discorrido pelo presidente da Sociedade de Iberoamericana de Cirurgia do Sono (SIBECS), Rodolfo Lugo Saldaña, com moderação de Luciana Balester Mello Godoy, especialista em medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono. Já a palestra “Cirurgia da Base da Língua – Técnica Robo-Cob” foi ministrada pelo coordenador da Academia Brasileira de Ronco e Apneia da ABORL-CCF, José Antônio Pinto, com moderação do professor assistente do Alexandria Main University Hospitals, no Egito, Ahmed Bahgat.

“Estimulação Bilateral do Nervo Hipoglosso” foi o tema que encerrou o II Fórum Internacional de Medicina do Sono, com o consultor chefe em otorrinolaringologia e chefe do departamento de Sono da Technical University of Munich, na Alemanha, que também teve moderação do coordenador da ABORL-CCF, José Antônio Pinto.

Os agradecimentos finais ficaram a cargo do secretário-geral do CREMERJ, Hélio Fernando de Abreu. “Gostaria de agradecer ao CREMERJ, ao presidente Clovis Munhoz , à segunda vice-presidente Célia Regina e também, agradecer à Sociedade de Otorrinolaringologia do Estado do Rio de Janeiro, à Luciana Godoy pela organização do evento, a todos os moderadores e palestrantes e a todos os ouvintes presentes ou de forma remota”, concluiu.