Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem debate publicidade e marketing no segmento médico

21/10/2022

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ realizou a 5ª reunião de trabalho com representantes de unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro. Nessa quarta-feira, 19, os participantes debateram sobre publicidade médica e marketing no segmento médico, durante o encontro que aconteceu na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul da capital fluminense –, e teve transmissão ao vivo pela internet.

As boas-vindas aos integrantes das comissões foram dadas pelo diretor do CREMERJ Luiz Fernando Nunes, que é o conselheiro responsável pela Cocem. Ele fez uma breve apresentação sobre o papel das comissões de ética médica, explicando suas principais atribuições.

Em seguida, a coordenadora da Cocem, Beatriz Costa, apresentou uma aula sobre a publicidade médica, destacando pontos importantes do Código de Ética Médica. Em seguida, o conselheiro Sylvio Provenzano discorreu sobre o serviço de saúde na rádio.

Na sequência, o advogado do setor de Processo Ético Profissional (PEP) do CREMERJ Rodrigo Câmara ministrou uma palestra sobre as limitações jurídicas na publicidade médica e as consequências de uma publicidade irregular. Já o diretor do Conselho Luiz Zamagna enfatizou alguns cuidados que o médico deve ter como os dados contidos no carimbo.

Dando continuidade, o tema “Marketing no Segmento Médico” foi abordado pelo gerente de marketing e comunicação do CREMERJ, Gabriel Joaquim, que enfatizou meios para que os médicos possam utilizar as redes sociais de forma ética. Dentre as formas, ele mencionou publicações voltadas para a população, que tenham caráter educativo e informativo, com assuntos relacionados à saúde e à medicina.

Antes do encerramento das atividades, os presentes puderam tirar dúvidas sobre os assuntos debatidos no dia. Além disso, a conselheira Beatriz Costa explicou o papel da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do CREMERJ, que orienta os médicos no que diz respeito à divulgação.

“Inclusive, entramos em contato com o médico quando é identificada alguma publicação inadequada. No geral, temos acesso a elas por meio de denúncias que chegam à comissão. Também emitimos pareceres orientando o que pode ou não. Portanto, usem a Codame. O CREMERJ está sempre com as portas abertas para os colegas para esclarecimentos”, concluiu.