Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dia Nacional de Combate à Sífilis promove Outubro Verde

14/10/2022

Por meio da Lei nº 13.430/2017, ficou instituído o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita em todo terceiro sábado do mês de outubro. O objetivo é conscientizar sobre os riscos da doença, os métodos de prevenção durante as relações sexuais e o cuidado preventivo. Além disso, várias cidades espalhadas pelo país comemoram o Outubro Verde, com o intuito de fortalecer essa conscientização.

Mesmo com tratamento simples e de baixo custo, a sífilis é ainda um problema de saúde pública no Brasil, apresentando aumento significativo do número de casos nos últimos cinco anos.

A doença é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A sífilis adquirida se apresenta quando sua transmissão ocorre pelo contato sexual desprotegido ou pelo contato com sangue contaminado.

Já a forma congênita é transmitida da mãe para o feto durante a gestação ou parto de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada, intensificando a atenção para a importância da realização de um pré-natal de qualidade.

A sífilis congênita pode causar aborto, malformação do feto ou morte do bebê. Além disso, pode ser responsável por vários comprometimentos oculares na criança, como redução do globo ocular, lesões da retina, catarata e cegueira.

Ações no Rio de Janeiro sobre a causa
“O que falta para eliminação da sífilis congênita no Brasil” é o tema do evento que o CREMERJ promoverá no dia 19 de outubro (quarta-feira), a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Conselho. O evento contará com a participação de vários especialistas para debater o assunto. Para saber mais, clique aqui.

Outra iniciativa é a exposição “Precisamos falar mais sobre sífilis, sem preconceitos”, que começa na mesma data em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita (15 de outubro), a partir das 18h. O evento é promovido pela Associação Médica Fluminense (AMF) e conta com apoio do CREMERJ.

Na exposição, serão apresentadas peças de uma grande coletânea que ficou exposta até fevereiro deste ano no Paço Imperial, além de outras inéditas. O objetivo é fomentar a discussão do tema, reforçando que se trata de um assunto sério de saúde pública, que é a propagação da sífilis no Brasil e no mundo.

Com curadoria e organização do médico ginecologista, fundador da Sociedade Brasileira de DST (1988) e membro da Câmara Técnica de Aids e DST do CREMERJ, Mauro Romero Leal Passos, a mostra estará disponível, até junho do ano que vem, na Sala Waldenir de Bragança, na sede da AMF, situada na Avenida Roberto Silveira, 123, Icaraí, em Niterói. O evento é gratuito e aberto ao público.