Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CT de Pneumologia e Cirurgia Torácica homenageia médicos

13/10/2022

A Câmara Técnica (CT) de Pneumologia e Cirurgia Torácica do CREMERJ promoveu o evento híbrido “Homenagem do CREMERJ aos Destaques da Medicina Contra a Covid no Brasil”, nessa segunda-feira, 10, no auditório do Centro Empresarial Rio, em Botafogo – na Zona Sul da capital.

Participaram da mesa de abertura, a segunda vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, o conselheiro responsável pela CT, Flavio de Sá Ribeiro, e o coordenador do evento e da CT, Rogério Rufino.

“Esta solenidade é uma justa homenagem da nossa Câmara Técnica a especialistas que se destacaram durante a pandemia por sua contribuição científica e seu trabalho. Agradecemos aos quatro homenageados e a todos que ficaram na linha de frente atuando nesse período que foi tão difícil para todos nós”, disse Célia Regina.

Já o coordenador do evento, Rogério Rufino, agradeceu ao CREMERJ pela parceria e apoio na realização da homenagem. “É com muita felicidade que realizamos este evento. É uma honra muito grande poder nos reunir nesta cerimônia tão importante”, complementou.

O conselheiro Flavio de Sá Ribeiro também destacou sua alegria em receber os colegas no Conselho, que é a Casa do médico, e prestou uma saudação a todos os profissionais que se dedicaram intensamente na luta contra a Covid-19.

Na sequência, o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, ministrou a palestra “Desafios para o SUS no Brasil pós Covid”, em que fez um paralelo da situação da saúde de 1990 até a atualidade. Ele mencionou endemias e epidemias que assolaram – ou ainda atingem – o estado do Rio de Janeiro, como malária, febre amarela e dengue.

Ainda apontados por ele, entre os desafios da SES, estão: o aprimoramento da capacidade de respostas e às emergências; a reorganização do modelo assistencial; o aprimoramento da gestão na saúde pública; e o financiamento da saúde no país.

Durante a solenidade, foram homenageados, por suas contribuições durante a pandemia no estado do Rio de Janeiro, os médicos especialistas Roberto de Andrade Medronho, Margareth Maria Pretti Dalcolmo, Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto e Amilcar Tanuri, que não pode comparecer e foi representado pelo médico Orlando da Costa Ferreira Júnior.

As homenagens foram entregues pelos médicos Afrânio Lineu Kritski, Fernanda Guimarães Loureiro, Cláudia Henrique da Costa e Luiz Paulo Pinheiro Loivos.

O evento também contou com a presença dos conselheiros do CREMERJ Ronaldo Vinagre, Yuri Salles, Roberto Meirelles e Ricardo Farias.