Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ realiza Fórum Região Norte Fluminense

06/10/2022

O CREMERJ promoveu a primeira edição do Fórum Região Norte Fluminense nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. O evento foi realizado nas instalações da Faculdade de Medicina de Campos, no município de Campos dos Goytacazes. Na ocasião, os médicos da localidade e das cidades do entorno tiveram a oportunidade de participar da programação de palestras com diversos temas de interesse da classe. Além disso, foi dada posse às comissões de ética médica dos hospitais de saúde da região.

Na primeira noite, compuseram a mesa de abertura o ex-presidente do CREMERJ, Walter Palis, o diretor jurídico da Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN), Tiago Lisboa, o professor da Faculdade de Campos Edilbert Pellegrini Nahn, o presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) e diretor de sedes e representações do CREMERJ, Benjamin Baptista, o presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), Vanda Terezinha Vasconcelos, o conselheiro José Ramon Blanco e a presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), Maria das Graças Rangel. Os representantes das entidades deram as boas-vindas aos participantes que estavam presentes no auditório.

Logo depois dos cumprimentos iniciais, os médicos Celmo Ferreira de Souza, Fernando Antônio Marotta Juncá e Wellington Paes foram homenageados. Todos, ao longo de suas carreiras, tiveram atuação destacada na saúde e no ensino médico, nos municípios da região Norte. Na sequência, foi realizada uma homenagem póstuma ao médico Makhoul Moussallem, ex-conselheiro do CREMERJ, por sua dedicação na medicina e referência na neurocirurgia.

Em sequência, o coordenador das delegacias do CREMERJ em Macaé e em Resende, o conselheiro Antônio Abílio de Santa Rosa, ministrou a palestra magna do encontro, que foi moderada pela médica Cynthia Cordeiro. Ele debateu sobre propaganda e marketing médico.
“Seja protagonista da sua rede social, conheça e fique atento às normas e resoluções, respeitem os pacientes, o sigilo médico, mantenha-se atualizado e se reinvente sempre”, enfatizou Antônio Abílio.

Após a apresentação, a Coordenação das Delegacias (Codel) do CREMERJ deu posse, de forma presencial e on-line, a nove comissões de unidades de saúde da cidade e de municípios vizinhos. Nessa mesma etapa, ocorreu a posse do médico Flávio Rodrigues Ribeiro, novo coordenador da delegacia do CREMERJ em Campos dos Goytacazes.

Segundo dia traz mais cinco palestras e encerra o fórum

Abrindo a programação de sábado (1º), a vice-presidente da Comissão de Direito Médico da OAB-RJ, Manuela Marcatti Ventura, ministrou a palestra “Documentação médica e a responsabilidade civil do médico”. A mesa de debate foi conduzida pelos médicos Linelly Peixoto Morellat e Leonardo Ferraz, sendo moderada pelo coordenador da Delegacia do CREMERJ em Campos dos Goytacazes, Flávio Rodrigues Ribeiro.

Em seguida, o presidente da Comissão de Direito Médico da OAB/RJ – Subseção Leopoldina, Carlos Eduardo Neves Kebian, falou sobre “A judicialização da medicina e o dever informacional”. A discussão do assunto ficou a cargo dos médicos Tiago Lisboa e Karla Beatriz, com moderação do diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Edilbert Pellegrini.

Já o tema “Defesa médica e do consumidor: a importância do laudo médico” foi abordado pela presidente da Comissão de Direito Médico da 12ª Subseção da OAB-RJ - Campos dos Goytacazes, Isabelle Cruz da Silva. Os debatedores da palestra foram os médicos José Roberto Crespo e Aléssio Rezende Bolelli, com intermédio do presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, Geraldo Augusto Pinto.

Dando sequência, o coordenador da Comissão de Assuntos Tributários do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), José Miguel Rodrigues da Silva, palestrou sobre a “Pejotização na medicina”. Neste momento, a mesa de debate foi conduzida pela assessora jurídica do CREMERJ Karen Cristina Campello, sendo moderada pela gerente médica de regulação e auditoria da Unimed Campos, Angela Regina Vieira.

Por fim, a última apresentação do fórum foi realizada pelo coordenador da Delegacia Metropolitana do CREMERJ da Tijuca, Antônio Rodrigues Braga Neto, que abordou como tema a “Importância da relação médico-paciente – a história da medicina”, sendo moderada pelo vice-diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Luiz Clovis Parente.