Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Outubro Rosa alerta para diagnóstico precoce do câncer de mama

06/10/2022

A campanha Outubro Rosa teve origem nos Estados Unidos, em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa, durante a primeira Corrida pela Cura (Race for the Cure). Desde então, o evento passou a ser promovido anualmente e teve a adesão de muitos países.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Com foco no Outubro Rosa, o Conselho promoverá, no sábado, 15 de outubro, às 8h30, o Fórum de Mastologia, que abordará “Qualificando as ONGS brasileiras para o rastreamento mamográfico no país”. Em formato de webinar, o evento é organizado pela Câmara Técnica de Mastologia do CREMERJ, com apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Academia Brasileira de Mastologia. As inscrições podem ser feitas no site do CREMERJ. Clique aqui e saiba mais!

O CREMERJ apoia este movimento e incentiva a consulta com um médico especialista regularmente.