Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CT de Medicina Legal e Perícias Médicas do CRM promove fórum

05/10/2022

O CREMERJ promoveu o Fórum da Câmara Técnica (CT) de Medicina Legal e Perícias Médicas, nesse sábado, 1º de outubro, no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho – situada na Zona Sul da capital. O evento, que teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CREMERJ, contou com a participação de diversos especialistas da área e é o único evento neste formato para debater temas relacionados a esta especialidade no estado do Rio de Janeiro.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do CREMERJ em exercício, Guilherme Nadais, pelo responsável da CT, o conselheiro André Luís Medeiros, e pelos coordenadores da Câmara Técnica, Almar Lopes e Luiz Carlos Prestes Junior.

“É com muita satisfação que, finalmente, estamos recebendo de forma presencial os colegas da nossa CT, já que ficamos durante muito tempo realizando eventos somente on-line. Agradeço a presença de todos”, pontuou André Luís Medeiros.

Já Guilherme Nadais mencionou o compromisso do CREMERJ com a educação médica continuada e a importância dos temas descritos na programação. “É uma especialidade que auxilia nas demandas de diversas áreas como trabalhista, previdenciária e criminal, possuindo uma interface com o direito e tendo função primordial na sociedade”, acrescentou.

A primeira palestra, “Teleperícia: Mito ou Realidade?”, foi ministrada pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica da Regional Rio de Janeiro (ABMLPM RJ), Carlos Alberto Araujo Chagas. Já o tema “A Psiquiatria Forense explica os crimes hediondos?” foi apresentado pelo doutor em psiquiatria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Talvane Marins de Moraes, que é membro honorário da Academia Nacional de Medicina.

Na sequência, o coordenador da CT, Luiz Carlos Prestes Junior, ministrou a palestra “A qualidade do Laudo Pericial em Medicina Legal Criminal”. Já o conselheiro André Luís Medeiros falou sobre o tema “Perícia direta e perícia indireta: como e quando fazer?”. A médica Adriane Ribeiro Ramos, que é perita legista da Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), ministrou a palestra sobre “Crimes envolvendo crianças: É possível esconder provas?”.

Encerrando o ciclo de apresentações, o médico José Roberto Pinto Barbosa, membro titular da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, abordou o assunto “LER / DORT em Bancários, nexo causal: mito ou verdade?”. Já a palestra “Importância do ensino da medicina legal para o futuro médico” ficou com o patologista Nereu Gilberto de Moraes Guerra Neto, que foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Este fórum é uma iniciativa extremamente importante do nosso Conselho, porque é o único encontro da especialidade de medicina legal e perícias médicas do estado do Rio de Janeiro. Então, é com muita honra que a gente realiza essa integração e essa troca de experiências”, finalizou o coordenador da CT, Luiz Carlos Prestes Junior.

O evento está disponível na íntegra no canal do YouTube do CREMERJ. Para assistir, clique aqui.