Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Souza Aguiar recebe visita da Comissão de Saúde Pública do CRM

03/10/2022

Membros da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ, os conselheiros Hélio Abreu, Yuri Salles e Fernando Jorge Barros estiveram no Hospital Municipal Souza Aguiar, situado no Centro da capital, nessa terça-feira, 27 de setembro, para conhecer a situação da unidade e ouvir demandas dos médicos. A visita foi motivada após relatos de profissionais da unidade acerca da falta de recursos humanos e de problemas de vínculos empregatícios.

“Existe uma deficiência de profissionais estatuários e, para suprir essa carência, são contratados profissionais pela RioSaúde e eles acabam enfrentando problemas por terem contratos temporários. Isso também compromete a assistência, porque esse tipo de vínculo não fixa o profissional na unidade nem privilegia a sua expertise”, destacou Yuri Salles, que também é diretor do CREMERJ.

Durante a visita, os conselheiros identificaram que há deficiências no parque tecnológico estrutural da unidade, que precisa de renovação. Eles também verificaram problemas pontuais nos serviços de cardiologia e de cirurgia pediátrica, que vêm impactando no atendimento, como a falta de recursos humanos e de estrutura.

Para tratar da situação da unidade, os conselheiros se reuniram com o diretor do hospital, Frederico Fávelo, e o vice-diretor, Almir Luiz. Eles se comprometeram em buscar soluções e tomar as medidas necessárias para melhorar as condições de trabalho dos médicos na unidade, garantindo, consequentemente, uma assistência mais qualificada para população.

“Vamos acompanhar com os gestores para verificar se as providências foram tomadas. Também estamos à disposição dos médicos para ouvi-los e atuar de forma assertiva porque é fundamental que eles trabalhem com segurança”, disse Hélio Abreu, que coordena a Comissão de Saúde Pública do Conselho.

O CREMERJ também irá reivindicar junto ao Legislativo um aumento de verbas para a unidade, que sejam compatíveis com as necessidades do hospital. Em relação aos vínculos empregatícios, o Conselho solicitará à RioSaúde que sejam praticadas formas de contratação mais justas, com o objetivo de valorizar os médicos que tenham experiência.

Esta foi a segunda visita promovida neste trimestre pela Comissão de Saúde Pública do Conselho em unidades municipais. Em setembro, o CREMERJ esteve no Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói.