Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Segurança do paciente é debatida em reunião da Cocem

03/10/2022

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ segue realizando reuniões de trabalho com representantes de unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro. Nessa quarta-feira, 28 de setembro, os participantes debateram acerca da segurança do paciente em evento realizado na sede do Conselho, em Botafogo – Zona Sul da capital fluminense, também transmitido pela internet.

As boas-vindas aos integrantes das comissões foram dadas pelo diretor do CREMERJ, Luiz Zamagna, pela conselheira e coordenadora da Cocem, Beatriz Costa, pelo ex-presidente da autarquia, Sylvio Provenzano, e pelo conselheiro Fernando Jorge Barros. A atividade contou com duas palestras ministradas pelo responsável pela Câmara Técnica (CT) de Segurança do Paciente do CREMERJ, conselheiro Roberto Fiszman.

Na ocasião, ele apontou alguns objetivos da CT, entre eles: a facilitação da implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP); a criação de meios de capacitação e educação continuada para os envolvidos com o NSP; e a inclusão de práticas de segurança nos currículos de graduação em medicina e no internato.

“A atuação de cada um aqui é muito importante. Nossa intenção é utilizar a capilaridade e a legitimidade das Comissões de Ética Médica para agir na educação permanente sobre segurança do paciente nas unidades”, ressaltou ele.

Na sequência, foi dado início à segunda palestra, que teve como tema a Resolução CREMERJ n° 336/2022. A norma, recém-publicada pelo Conselho, dispõe sobre o funcionamento da Comissão de Revisão de Óbitos e sua interface com o Núcleo de Segurança do Paciente na análise dos óbitos hospitalares, visando a promoção da qualidade da assistência prestada nas unidades de saúde do estado. Clique aqui para acessar a íntegra da resolução.

Antes de encerrar as atividades, os presentes puderam tirar dúvidas sobre os assuntos debatidos no dia. Nesse momento, Beatriz convidou os participantes para a próxima reunião, que será realizada em 19 de outubro e terá como principal tópico a publicidade médica e o uso de mídias sociais. Para fechar, Sylvio Provenzano agradeceu a todos pela presença e enfatizou que o CREMERJ é verdadeiramente a Casa do Médico em virtude de momentos como aquele, nos quais os colegas frequentam as reuniões e refletem juntos sobre as boas práticas da medicina.