Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Setembro amarelo: CREMERJ debate prevenção ao suicídio

21/09/2022

O CREMERJ, no dia 17 de setembro, realizou um evento híbrido (presencial e on-line) para discutir a prevenção ao suicídio. O evento foi promovido pela Câmara Técnica (CT) de Psiquiatria e Saúde Mental do Conselho.

As boas-vindas aos participantes foram dadas pela segunda vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, pelo responsável pela CT, Guilherme Toledo, e pelo coordenador da CT, Marcos Alexandre Gebara Muraro. Na ocasião, Célia destacou a importância do assunto e os riscos de subestimá-lo.

Já o conselheiro Guilherme apresentou dados que comprovam a urgência de abordar a temática. “O suicídio vem aumentando progressivamente. No Brasil, o número de casos chega a 14 mil por ano, sendo uma média de 38 por dia. No mundo, o índice é de 700 mil, porém, se considerarmos as subnotificações, essa marca pode alcançar 1 milhão. Por isso, é tão importante chamar a atenção para esse debate e evitar o estigma”, disse Toledo.

A programação contou com palestras que trouxeram reflexões acerca do suicídio, relacionando o tema a sete grandes enfoques: transtorno obsessivo-compulsivo (TOC); transtorno de estresse pós-traumático (TEPT); internet (cyberbullying); transtornos alimentares; tragédias naturais; hospitais de custódia; e antidepressivos. Para abordar os tópicos, foram convidados os psiquiatras Paula Vigne, William Berger, Isabela Melca, Walter Gonçalves, Guilherme Toledo, Leonardo Meyer e Marcelo Allevato.

Durante todo o encontro, os palestrantes debateram e responderam a questões. Clique aqui para assistir à íntegra do evento.