Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dia do endocrinologista é celebrado no CREMERJ

20/09/2022

O CREMERJ realizou, no dia 16 de setembro, uma homenagem ao Dia do Endocrinologista. O evento, promovido em Botafogo (Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro), contou com uma palestra magna cujo tema foi o uso de implantes hormonais e os consequentes riscos à saúde e aspectos éticos associados. As convidadas para apresentar o assunto foram as especialistas Flávia Lúcia Conceição e Maite Trojaner Chimeno.

Compuseram a mesa de abertura da cerimônia a segunda vice-presidente do Conselho, Célia Regina da Silva, o ex-presidente, Sylvio Provenzano, o presidente da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), Benjamin Baptista, e a diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Rio de Janeiro (SBEM-RJ), Gisele Taboada. Na ocasião, Sylvio destacou a emoção de reunir ali grandes nomes da especialidade médica homenageada.

“Hoje vamos debater sobre implantes hormonais, fato que preocupa endocrinologistas que têm Registro de Qualificação de Especialidade (RQE). O ato médico está sendo invadido por indivíduos que se autointitulam endocrinologistas sem nunca terem feito sequer uma residência ou pertencerem aos quadros da sociedade. Precisamos alertar os colegas sobre isso. Esse é o papel do CREMERJ”, disse o conselheiro que também é o responsável pela Câmara Técnica de Endocrinologia da autarquia.

Logo após a apresentação da palestra, foram realizadas quatro homenagens a endocrinologistas que se destacaram ao longo de suas carreiras: Marília de Brito Gomes; Mário Vaisman; Ricardo Martins da Rocha Meirelles; e Maurício Abreu Barbosa Lima (honraria post mortem recebida pela viúva Verônica de Brito). Para encerrar esse momento, Gisele Taboada fez um discurso, representando todos aqueles que foram orientados por esses médicos durante a formação. “Vocês representam exemplo de entusiasmo e ética para nós. Foram generosos em compartilhar conhecimento e experiência, e nos estimularam a buscar a excelência e o rigor científico”, disse a representante da SBEM-RJ em tom de agradecimento aos mestres.

Para assistir à íntegra do evento, clique aqui.