Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de lançamento do Prêmio Literário da CMLP

16/09/2022

O CREMERJ, representado pelo ex-presidente, conselheiro Walter Palis, participou do lançamento do Prêmio Literário da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) nessa quinta-feira, dia 15 de setembro. A cerimônia foi realizada na sede do Centro Cultural Português - Instituto Camões, localizada na Embaixada de Portugal, em Brasília.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar a interculturalidade e a ligação entre os médicos de vários países da lusofonia (aqueles que têm o português como língua oficial ou dominante). Além disso, pretende dar ênfase à relação entre saúde e realidade do cotidiano.

A honraria foi idealizada pela CMLP e tem o apoio da Ordem dos Médicos de Portugal. Cooperam também para a realização do projeto o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Ordem dos Médicos de Angola, a Ordem dos Médicos de Moçambique e a Ordem dos Médicos de Cabo Verde.

Entre os gêneros literários, poderão concorrer poemas, contos e ou obras de ficção/romance, que tratem sobre a problemática da saúde no espaço lusófono. A premiação é destinada a médicos nacionais de tais locais, devidamente inscritos nos respectivos conselhos, ordens ou associações profissionais. Cada concorrente poderá apresentar até duas obras.

O autor do trabalho que conquistar o primeiro lugar ganhará o prêmio em dinheiro, no valor de mil euros, e um diploma. Os demais vencedores receberão menções honrosas, representadas em estatuetas e obras de arte.

Ao comentar o lançamento do prêmio, Walter Palis destacou a importância de integrar cada vez mais a comunidade médica lusófona. “Considerando os contextos histórico-culturais que nos unem e a globalização que traz uma crescente circulação de médicos entre essas e outras nações, é necessário fortalecer e consolidar as relações de amizade e solidariedade entre os colegas que falam o nosso idioma. Assim, o prêmio é uma excelente oportunidade para estreitarmos esses laços”, avaliou o conselheiro.

Clique aqui para acessar mais informações sobre o Prêmio Literário da CMLP.