Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ alerta: Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada

08/09/2022

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação foram prorrogadas até 30 de setembro. No estado do Rio de Janeiro, várias cidades estão participando e é importante atentar para as orientações de cada município para informações sobre local e horário.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo da campanha. Segundo a pasta, a última vez que a cobertura vacinal contra a paralisia infantil superou esse percentual foi em 2015 e, depois, os índices foram caindo. Atualmente, a campanha contra a pólio busca imunizar, no mínimo, 11,5 milhões de crianças menores de 5 anos, mas, até a última sexta-feira (2), somente 3,8 milhões tinham sido vacinadas.

Desde 1994, o Brasil é considerado livre da poliomielite. No entanto, a baixa cobertura vacinal contra a doença preocupa – em 2021, apenas 69,4% das crianças foram vacinadas. Em meio a isso, casos de pólio vêm ressurgindo no mundo, como em Londres, na Inglaterra, e em Nova York, nos Estados Unidos. No Brasil, o Ministério da Saúde apura um caso suspeito de poliomielite em Rorainópolis, no sul de Roraima. Trata-se de uma menina de 14 anos com quadro de paralisia flácida aguda.

“A vacinação é fundamental e deve ser estimulada pelos pediatras e por todos os médicos para que as famílias procurem os postos, ajudando, inclusive, a regularizar os calendários vacinais atrasados devido à pandemia causada pela Covid-19”, frisou a conselheira responsável pela Câmara Técnica de Pediatria do CREMERJ, a pediatra Rafaella Leal.

Em relação à Campanha Nacional de Multivacinação, o público-alvo é focado em menores de 15 anos. Entre as vacinas disponíveis, estão: tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo), febre amarela e pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo B).