Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Setembro Amarelo: CREMERJ apoia o mês de prevenção ao suicídio

02/09/2022

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), divulga nacionalmente o Setembro Amarelo. Por meio dessa campanha, busca-se conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, os quais representam 96,8% dos casos de morte por suicídio, que em primeiro lugar são causados pela depressão, seguida pelo transtorno bipolar e o abuso de substâncias.

Todos os anos, são registrados mais de 14 mil suicídios no Brasil e mais de 700 mil no mundo, podendo passar de 1 milhão, se forem consideradas as subnotificações. Trata-se de uma triste realidade, que apresenta cada vez mais ocorrências, principalmente entre os jovens.

Felizmente, com o objetivo de prevenir e reduzir esses números, a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquista o país inteiro. O CREMERJ apoia a iniciativa e ressalta a importância do acompanhamento médico para uma melhor orientação sobre os tratamentos específicos para pessoas que não estejam se sentindo mentalmente bem.

Compartilhe a campanha Setembro Amarelo e ajude a salvar vidas!