Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM e DGH debatem contratos temporários de médicos federais

01/09/2022

O CREMERJ pediu providências para a situação dos contratos temporários dos médicos da rede federal ao Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. A reunião, ocorrida na sede do Conselho, nessa terça-feira, 30 de agosto, foi conduzida pelo presidente do CREMERJ em exercício, Guilherme Nadais, e pelos conselheiros André Costa, Margareth Portella e Beatriz Costa.

De acordo com Nadais, contratos temporários da rede federal irão expirar no fim de novembro, o que acabará resultando em um colapso na assistência da população fluminense, caso uma medida não seja tomada urgentemente. Um dos exemplos apontados como crítico é a pediatria e a neonatologia do Hospital Federal de Bonsucesso. Segundo ele, em fiscalização do CREMERJ ao serviço, a situação do setor chamou a atenção e há grandes chances de o setor fechar as portas, se não houver a prorrogação dos contratos ou a contratação de recursos humanos.

O diretor do DGH, Alexandre Falcão, que é médico nefrologista, informou que a situação dos contratos temporários está sendo debatida esta semana com o Ministério da Saúde, em Brasília, e que, nos próximos dias, dará retorno ao CREMERJ assim que houver uma decisão. “Esta preocupação do CREMERJ também é nossa e estamos trabalhando para solucionar esta questão”, complementou ele, adiantando que a prorrogação é uma possibilidade.

Além disso, segundo Alexandre Falcão, o DGH trabalha pela implementação de um novo modelo de gestão nos hospitais federais, que entende a necessidade de valorização dos médicos e planeja promover reuniões tripartites, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Entendemos que esses encontros com as três esferas para tratar do SUS são fundamentais para gerir melhor a nossa Saúde. Estamos, inclusive, à disposição para auxiliar e até mesmo participar de reuniões periódicas, com nosso ponto de vista técnico”, destacou Guilherme Nadais, que dirige o Departamento de Fiscalização do CREMERJ.

O coordenador de infraestrutura do DGH, Marcos Correia, que é médico ortopedista, também participou do encontro.