Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ e Soperj promovem curso de educação médica continuada

31/08/2022

O CREMERJ, em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), realizou o 21º Curso de Educação Médica Continuada em Pediatria nesse sábado, 27 de agosto. O evento, que foi promovido de forma integralmente on-line, abordou a vacinação de crianças e adolescentes contra a covid-19 e o tratamento da exacerbação da asma.

Participaram da abertura a segunda vice-presidente do Conselho, Célia Regina da Silva, a diretora da Soperj, Márcia Fernanda Carvalho, e a coordenadora do curso, Mariana Aires. Na ocasião, Célia deu as boas-vindas e agradeceu a todos pela participação. “É muito importante a promoção da educação médica continuada nas especialidades frente às mudanças e às atualizações que ocorrem a todo instante”, disse a conselheira.

A primeira palestra ficou a cargo do pediatra Flávio Czernocha, que é membro do Grupo de Trabalho de Imunizações da Soperj. Ele apresentou a importância da vacinação contra a covid-19 e salientou que a doença foi a segunda maior causa de morte em crianças no Brasil nos dois últimos anos, já mostrando alta incidência também em 2022, principalmente no grupo de 5 a 11 anos de idade. Ao comentar as taxas de imunização na capital fluminense, Flávio enfatizou que os números de indivíduos de todas as idades com esquema vacinal completo deveriam ser bem maiores.

Na sequência, Terezinha Martire, professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ministrou a segunda aula. Na oportunidade, ela dissertou a respeito de atualizações sobre a asma, destacando os tratamentos, fatores de risco, quadro clínico, diagnóstico e principais alertas. A pediatra ressaltou a importância de orientar os responsáveis pelas crianças e adolescentes asmáticos e ensiná-los a utilizar as medicações e dispositivos corretamente.

Após as apresentações, foi realizado um colóquio. Nessa etapa, os palestrantes responderam a perguntas dos participantes acerca dos estudos expostos.