Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Webinar sobre testes genômicos é promovido pelo CREMERJ

23/08/2022

O CREMERJ, por meio de sua Câmara Técnica de Patologia Clínica, promoveu nesse sábado, 20, o Webinar “Testes Genômicos – Aplicação Clínica em Neurologia, Pediatria e Genética Médica”. O seminário, que foi integralmente on-line e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Conselho, contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica-Medicina Laboratorial (SBPC-ML).

Na abertura, a segunda vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, deu as boas-vindas a todos e agradeceu em nome do Conselho a participação de todos. “Este tema é de extrema importância nos dias atuais. Com ele, temos a oportunidade de aumentar o nosso conhecimento em relação aos novos testes que vêm se apresentando na prática clínica. Graças à nossa CT, temos a chance de aprofundar nossos conhecimentos para aplicar no nosso dia a dia”, completou.

Já o coordenador da CT, Roberto Almada Horta, destacou que a patologia clínica está entre as especialidades médicas que mais se relaciona com outros grupos de especialidades, tornando este webinar uma grande oportunidade para o aprofundamento do conhecimento. “É uma chance de discutir vários casos que são importantes para o diagnóstico e monitoramento dos nossos pacientes. Agradeço ao nosso Conselho por esta possibilidade”, frisou ele.

O coordenador do webinar, Wilson Schcolnik, que é diretor de relações institucionais da SBPC-ML e membro da CT do CREMERJ, também destacou a importância do assunto. “É uma alegria estar neste espaço e trazer para os médicos do nosso estado e de outras regiões do nosso país o conhecimento sobre esses novos exames, que são essenciais para a prática médica”, disse.

A médica geneticista do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Anneliese Lopes Barth, falou sobre "Conceitos Básicos de Genética e Genômica". Em seguida, Wagner Baratela, doutor em genética médica pela Universidade de São Paulo (USP), abordou o tema "Aplicação dos Testes Genéticos a Neurologia Infantil. Já o especialista Armando Alves da Fonseca, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), discursou sobre "Triagem Neonatal: do Bioquímico ao Molecular".

Na sequência, o gerente médico de genômica e coordenador do Programa de Medicina de Precisão do Hospital Israelita Albert Einstein, João Bosco de Oliveira Filho, ministrou a palestra "Genômica aplicada a Doenças Raras". "Quando Solicitar Painel Direcionado x Exoma" foi o assunto abordado por Gustavo Guida Godinho da Fonseca, mestre em ciências médicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro titular da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM).

Na discussão de casos clínicos, o conselheiro responsável pela Câmara Técnica de Genética Médica do CREMERJ, Antonio Abílio Santa Rosa, falou sobre o tema "Genética Médica". A neurologista pediátrica Alexandra Prufer, pesquisadora do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), debateu sobre "Neurofisiologia clínica e neurologia". O assunto "Pediatria" foi abordado pelo presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e membro do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Isaías Soares de Paiva. O membro da CT de Patologia Clínica do CREMERJ Eduardo Emery também participou do evento.

Clique aqui e assista à palestra na íntegra no canal do YouTube do Conselho.