Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Agosto Laranja alerta sobre Esclerose Múltipla

23/08/2022

Desde 2006, por força da Lei nº 11.303, o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM) é lembrado em 30 de agosto. A partir de 2014, a campanha cresceu e o mês inteiro passou a ser marcado por um movimento coletivo para desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce.

A esclerose múltipla (EM) é a doença neurológica, crônica e autoimune que mais acomete jovens adultos em todo o mundo. As células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Nesse processo, há uma destruição do tecido protetor que envolve as fibras nervosas (chamado mielina), impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo.

Ainda não se conhece as causas e a cura, por isso esse mês traz a importância do diagnóstico precoce. Alguns estudos indicam que pode haver relação entre genética, ambiente no qual a pessoa vive e até mesmo alguns vírus, como o do herpes. É importante lembrar, portanto, que já existem diversos tratamentos eficazes para controlar a doença e desacelerar a progressão da mesma.

Nesse sentido, é importante ficar atento aos seguintes sintomas: fadiga; problemas de visão (diplopia, neurite óptica e vista embaçada); problemas motores (perda de força, função ou equilíbrio); e alterações sensoriais (formigamentos e sensação de queimação). Diagnosticar a EM faz diferença, pois quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maior é a chance de modificar o curso natural da doença em longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, lesões e sequelas neurológicas.

Apoie o Agosto Laranja, falando sobre a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico.