Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Burnout e ética médica são debatidas em webinar do CREMERJ

19/08/2022

O CREMERJ, no dia 17 de agosto, realizou um webinar (seminário on-line) para debater aspectos de crises vividas pela classe médica na atualidade. O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre Atenção a Vulneráveis e Violência de Gêneros e Etnias do Conselho.

As boas-vindas aos participantes foram dadas pela vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva. Na ocasião, ela destacou a preocupação do GT em relação ao atual momento vivido pelos profissionais que enfrentaram a pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos. “Como está o exercício da medicina dentro de critérios éticos nesse cenário? Como está a prática médica cotidiana desse colega?”, indagou a conselheira, convidando para reflexão e introduzindo as duas palestras subsequentes.

A primeira aula ficou a cargo do oncologista Carlos José Coelho, que trouxe um olhar sobre as causas da estafa que vem acometendo grande parte dos médicos. “Tendemos ao excesso de trabalho, assumindo erradamente que os limites humanos normais não se aplicariam à nossa categoria. Defendemos a importância de hábitos para promover a saúde, porém acabamos não nos engajando nesses comportamentos”, disse ele. Na conclusão, Carlos apresentou um quadro comparativo entre o estado da arte e a situação desejada, pontuando passos para uma mudança de cultura.

Na sequência, a segunda exposição contou com a participação do professor titular de Bioética, Medicina Legal e Medicina do Trabalho da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Muñoz, que abordou a crise de falta de ética por parte de alguns profissionais. Para impedir o aumento do número de condutas indesejadas, o médico enfatizou que não seria suficiente apenas endurecer as normas. Nesse sentido, ele sugeriu o fortalecimento da formação ética do médico ao longo de todo o período vivido na faculdade de medicina, estendendo-se à residência, mestrado e até doutorado.

Para debater as duas palestras, participaram os integrantes do grupo de trabalho Solange de Carvalho, Deyse Barrocas, Luciana Lemos e o conselheiro Antônio Abílio Santa Rosa. No encerramento da atividade, Antônio Abílio enfatizou que há esperança para a melhoria do quadro. “É necessário resgatar a humanidade perdida, que vem ficando cada vez mais esquecida em meio a tantos processos burocráticos inúteis. A relação médico-paciente é a única saída para isso”, concluiu.

A íntegra do webinar está disponível no canal do CREMERJ, no YouTube. Clique aqui para assistir.