Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Agosto Azul Vermelho adverte para cuidados com saúde vascular

19/08/2022

Iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com apoio das Regionais, a campanha “Agosto Azul Vermelho” tem o objetivo de informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e incentivar a prevenção e o tratamento. As cores desta campanha inspiram-se nas veias (azul) e artérias (vermelho), conforme são geralmente representadas em livros de medicina.

Qualquer doença que altere e afete a integridade dos vasos sanguíneos pode ser entendida como uma doença vascular. Por consequência, elas fazem com que a circulação do sangue pelo corpo também seja afetada, sobretudo nos braços, pernas, pés e cabeça. As doenças vasculares, como trombose venosa profunda (TVP), doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), linfedema, acidente vascular cerebral (AVC), doença carotídea, pé diabético, aneurisma de aorta abdominal (AAA), tromboembolismo pulmonar (TEP) e varizes, necessitam de monitoramento constante para que não evoluam para problemas mais graves, que possam, inclusive, levar ao afastamento temporário ou definitivo do trabalho, perda de membro ou até mesmo à morte.

Os médicos responsáveis por esta área de assistência são os angiologistas e os cirurgiões vasculares. É com o apoio desses especialistas que a população deve contar para a prevenção, tratamento e procedimentos nesse sentido. Para mais cuidados com a saúde vascular, é necessário sair do sedentarismo, parar de fumar e melhorar a alimentação. Também é fundamental marcar uma consulta com o médico especializado para uma avaliação mais completa e segura.

O CREMERJ apoia o Agosto Azul Vermelho e incentiva os profissionais e pacientes a também se mobilizarem.