Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Linfoma é foco da campanha Agosto Verde-Claro

15/08/2022

A campanha “Agosto Verde-Claro”, que marca este mês, foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da iniciativa é a conscientização e orientação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer linfático.

O linfoma é um tipo de câncer que afeta os linfócitos, que são células responsáveis por proteger o corpo de infecções e doenças. Essa condição ocorre quando os linfócitos e seus precursores que moram no sistema linfático se transformam em malignos, crescendo de forma descontrolada e “contaminando” o sistema linfático. A doença pode ser classificada em dois grandes tipos, o linfoma de Hodgkin (LH) e o linfoma não-Hodgkin (LNH), possuindo subtipos a depender da sua caracterização pelo tipo de célula linfoide envolvida.

O linfoma pode surgir em diferentes partes do corpo, e os sintomas dependem da sua localização. Caso se desenvolva em linfonodos superficiais do pescoço, axilas e virilha, formam-se ínguas (linfonodos inchados) indolores nesses locais. Se a doença ocorrer na região do tórax, pode provocar tosse, falta de ar e dor torácica. Quando se apresenta na pelve ou no abdômen, os sintomas são desconforto e distensão abdominal. Outros sinais de alerta são febre, cansaço, suor noturno, perda de peso sem motivo aparente e coceira no corpo.

Na maioria dos casos, o linfoma é uma doença curável quando tratado adequadamente. O tratamento clássico é a poliquimioterapia com ou sem radioterapia associada, conforme avaliação e orientação médica.

Participe da campanha!

Todos podem aderir à campanha, ajudando a espalhar informações verídicas sobre esse tipo de câncer e incentivando sempre o diagnóstico em fases iniciais, que só é possível ao se consultar com um médico regularmente.