Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Codeprem do CREMERJ se posiciona sobre rinoplastia caseira

04/08/2022

A Comissão de Defesa das Prerrogativas do Médico (Codeprem) do CREMERJ recebeu com preocupação a informação de que um homem foi internado, com ferimentos graves no nariz, por tentar realizar uma cirurgia plástica na região – procedimento também chamado de rinoplastia –, em casa, guiando-se por vídeos publicados na internet. O Conselho tomou conhecimento do caso que foi divulgado pela imprensa na última semana.

Apesar do episódio ter ocorrido em São Paulo, o CREMERJ se posicionou, nesta quarta-feira, 3, por meio da Codeprem, a fim de alertar a população sobre os riscos que tal procedimento – se feito de qualquer maneira – podem acarretar para a saúde do indivíduo, com consequências graves, irreversíveis ou até mesmo fatais. Entre as complicações, estão: obstrução nasal, infecções, necroses e choque anafilático.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico, possui riscos e só deve ser executada por profissional capacitado. Segundo a Lei do Ato Médico (Lei nº 12.842/13), a indicação e a execução da intervenção cirúrgica, bem como a prescrição dos cuidados médicos pré e pós-operatórios, são atividades privativas do médico.

Portanto, em virtude dos riscos inerentes a todo procedimento cirúrgico invasivo, o CREMERJ alerta que a rinoplastia deve ser realizada somente pelo médico especialista devidamente habilitado, que é o profissional capacitado para avaliar, indicar e executar a intervenção cirúrgica, seguindo protocolos seguros, testados e aprovados pelas autoridades sanitárias e fiscalizadoras, e em ambiente adequado.

“Qualquer procedimento invasivo deve ser feito unicamente pelo médico, assim como a prescrição de medicamentos. Pode parecer que não, mas sempre há um risco. Se há algum sintoma ou desconforto, o paciente deve procurar um médico para um diagnóstico adequado. Já os procedimentos invasivos variam em seus níveis de complexidade, mas são todos críticos e jamais devem ser realizados em casa”, frisou o diretor do CREMERJ Joel Silveira Filho, que coordena a Codeprem.

Clique aqui e leia a nota na íntegra.