Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Agosto Dourado chama atenção para importância da amamentação

01/08/2022

A campanha Agosto Dourado foi criada, em 1992, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo da iniciativa é despertar a sociedade para a relevância da amamentação no pleno desenvolvimento das crianças. No Brasil, a Lei nº 13.435/2017 institui o período como o mês oficial de ações intersetoriais de conscientização do aleitamento.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês, saciando a fome de forma nutritiva, aumentando o vínculo entre a mãe e o filho e reduzindo a incidência de uma série de doenças. Os benefícios são muitos tanto para as lactantes quanto para os lactentes. Para a criança, o aleitamento materno promove a menor prevalência de doenças infecciosas e, a médio e longo prazo, pode ajudar a diminuir a ocorrência de obesidade, dislipidemia e alergias. Já as mães se beneficiam com a redução do risco de câncer de mama, endométrio e ovário.

A recomendação da OMS e da Sociedade Brasileira de Pediatria é que o bebê seja alimentado exclusivamente com o leite da mãe até os seis meses. Depois disso, até os dois anos ou mais, a criança deve continuar mamando, sendo acrescentadas à dieta os sólidos e outros líquidos.

Estudos mostram que recém-nascidos amamentados nos primeiros 60 minutos de vida, conhecidos como a hora de ouro, possuem menor risco de mortalidade, se comparados com bebês que não vivenciaram esse momento. Isso se deve graças aos aspectos imunológicos e probióticos do leite materno.

CREMERJ incentiva pediatras a mobilizarem-se em prol da campanha

A conselheira do CREMERJ, Margareth Portella, explica que o pediatra deve ser a referência de segurança, confiança e apoio para as mulheres amamentarem seus filhos com o desejado sucesso. “É importante que o pediatra desfaça mitos e preconceitos que ainda questionam a capacidade das mulheres para alimentarem suas próprias crias”, disse a especialista.

Já a conselheira Rafaella Leal, que é responsável pela Câmara Técnica de Pediatria do Conselho, destaca que o médico deve munir as famílias de informações claras sobre as vantagens e superioridade do leite materno. “Desse modo elas poderão tomar a decisão segura e informada quanto à melhor alimentação dos seus filhos, evitando a introdução desnecessária de alimentos complementares e a interrupção precoce do aleitamento materno”, enfatizou ela.

Ajude a difundir a campanha. Divulgue informações verídicas e confirmadas sobre a importância do aleitamento materno, que é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde no país.