Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

I Fórum CREMERJ Região Serrana é realizado em Teresópolis

26/07/2022

O CREMERJ promoveu a primeira edição do Fórum Região Serrana nos dias 22 e 23 de julho. O evento foi realizado nas instalações do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), no município fluminense de Teresópolis. Na ocasião, os médicos da localidade e das cidades do entorno tiveram a oportunidade de participar da programação de palestras com diversos temas de interesse da classe. Além disso, foi dada posse às comissões de ética médica das unidades de saúde da região.

Na primeira noite, compuseram a mesa de abertura a segunda vice-presidente do Conselho, Célia Regina da Silva, a secretária de Saúde de Teresópolis, Clarissa Guita, o presidente da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), Benjamin Baptista, o presidente da Associação Médica de Teresópolis, Gustavo Falcão, a diretora de Ensino do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO), Tatiana Peralta, a coordenadora do curso de Medicina do Unifeso, Simone Rodrigues, os coordenadores do evento Manoel Pombo e Romualdo Gama, e o tesoureiro do CREMERJ, Luiz Fernando Nunes. Os representantes das entidades deram as boas-vindas aos participantes que lotaram o auditório.

Logo depois dos cumprimentos iniciais, os médicos Maria da Conceição Salomão, José Roberto Salomão, Luiz Carlos Ramos Maggioni, Marco Antonio Mibielli e Eduardo Bruno foram homenageados. Todos, ao longo de suas carreiras, tiveram atuação destacada na saúde e no ensino médico, nos municípios serranos.

Na sequência, o coordenador da Delegacia Metropolitana do CREMERJ na Tijuca, Antônio Braga Neto, ministrou a palestra magna do encontro. Ele falou sobre a importância da relação médico-paciente e exemplificou esse relacionamento desde períodos que antecederam a chamada “medicina moderna” até os dias de hoje. “O que dará vida eterna à medicina e evitará que a nossa prática morra é a relação médico-paciente”, enfatizou Braga Neto.

Após a aula, a Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ deu posse, de forma presencial e on-line, a 15 comissões de unidades de saúde da cidade e de municípios vizinhos. Nessa mesma etapa, a coordenadora da Cocem, Beatriz Costa, palestrou sobre o funcionamento das comissões de ética e as incumbências de seus integrantes. “Quero incentivar todos os colegas a participarem das nossas reuniões mensais de trabalho. É uma oportunidade ótima para dirimir dúvidas, pois, por muitas vezes, o questionamento de uma comissão é o mesmo de outra”, destacou ela.

Segundo dia traz mais cinco palestras e encerra o fórum

Abrindo a manhã da programação de sábado (23), o advogado Antonio Couto ministrou uma aula sobre defesa médica. Ele iniciou provocando o dilema se a pessoa que recebe assistência de um médico seria paciente ou consumidor. “O ato médico é personalíssimo, sendo impossível submetê-lo ao mercado de consumo. Defendemos a inadequação do Código de Defesa do Consumidor na relação médico-paciente, pois assim se macula a atividade, gerando judicialização exagerada”, afirmou Couto. A mesa de debate foi conduzida pela advogada Manuela Millen e moderada pelo coordenador da Delegacia do CREMERJ em Nova Friburgo, Marcelo Orphão.

Já a segunda palestra do dia, ministrada pelo advogado Alex Souza, abordou a responsabilidade civil do médico. Em sua exposição, ele destacou que, para se defender em uma ação judicial, a documentação e os prontuários são essenciais. Contudo, uma estratégia que também vem sendo utilizada é a estimulação de uma maior empatia. “O direito sistêmico tem trazido uma proposta empática de trabalho, e nós temos tentado levar aos juízes e promotores a reflexão para que eles se coloquem no lugar do médico, que exerce um ofício que lida com riscos”, pontuou Souza. A discussão do assunto ficou a cargo de Manoel Pombo e foi moderada pelo conselheiro José Ramon Blanco.

Dando continuidade, a terceira mesa teve como palestrante a conselheira Beatriz Costa, e como debatedor e moderador os diretores do Conselho Benjamin Baptista e Yuri Salles, respectivamente. O tópico apresentado foi a publicidade médica. Na oportunidade, Beatriz mostrou diversos exemplos do que pode e do que não deve ser feito nesse campo. “O médico precisa ter muito cuidado com as postagens nas redes sociais. As mídias fazem parte da vida do médico e, caso sejam empregadas profissionalmente, devem ser utilizadas de forma ética, conforme orientações do Conselho Federal de Medicina. O profissional é inteiramente responsável por tudo o que é publicado nos seus perfis na internet, ainda que terceiros estejam operando suas páginas on-line”, declarou Beatriz.

A rodada seguinte teve como tema a “pejotização”. Quem dissertou sobre o assunto foi o professor José Miguel Rodrigues da Silva, mestre em ciências contábeis e professor da Fundação Getúlio Vargas. Na ocasião, ele apresentou as opções tributárias que o médico tem e os tipos societários mais comuns no Brasil. Além disso, mostrou a diferença entre terceirização e pejotização. A moderadora desse momento foi Célia Regina da Silva e o debatedor foi o conselheiro Flávio Sá.

Por fim, a última apresentação do fórum, realizada por Miyuki Goto, foi sobre remuneração médica. Ela mostrou as principais formas de contratação de profissionais e o problema dos baixos salários. “Precisamos discutir sobre isso. Há pessoas ganhando muito dinheiro em cima da saúde pública e suplementar, enquanto a população médica tem prejuízos”, enfatizou ela. O debatedor dessa pauta foi o secretário-geral da Somerj, Rômulo Capello, que acumulou a função moderadora.

No encerramento de toda a programação, o conselheiro Romualdo Gama agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização e realização do evento. Já a diretora Célia Regina convidou os professores e a plateia a participarem das próximas edições. “É muito importante desenvolvermos a educação médica continuada. A nossa intenção é, cada vez mais, promover esse tipo de encontro. Tenho certeza que todo o esforço para realizar esse fórum, aqui em Teresópolis, valeu a pena”, concluiu Célia.

Clique aqui para acessar as fotos do evento.