Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ recebe médicos na sede para primeira reunião da Cocem

01/07/2022

Mais de 100 médicos participaram da primeira reunião promovida pela Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ. Em formato híbrido (presencial e on-line), o evento foi realizado nessa quarta-feira, 29, no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na abertura, o diretor responsável pela Cocem, Luiz Fernando Nunes, mencionou a importância deste primeiro encontro, que tem o objetivo de esclarecer dúvidas dos colegas e ouvi-los acerca das questões de suas unidades, com o propósito de que providências sejam tomadas. Já a coordenadora da Cocem, Beatriz Costa, deu as boas-vindas aos médicos e fez uma breve apresentação sobre o papel das comissões de ética, explicando suas principais atribuições.

“Entre as competências das comissões de ética médica, estão a fiscalização do exercício da medicina na unidade e a sua integração junto a outras comissões, como a de Revisão de Óbito, a de Revisão de Prontuário e o Núcleo de Segurança do Paciente, além de zelar pelo nosso Código de Ética Médica, o que em todo tempo é fundamental. Saber quais são as nossas competências é muito importante, porque as comissões de ética médica representam a Cocem perante a direção da instituição de onde trabalham e muitos não sabem disso”, frisou Beatriz Costa.

Em seguida, o coordenador da Câmara Técnica (CT) de Medicina Legal e Perícias Médicas do CREMERJ, Luiz Carlos Leal Prestes Júnior, apresentou a palestra “A importância do prontuário médico e suas implicações médico-legais”. Ele destacou a importância do preenchimento correto do documento, com letra legível. Segundo ele, o prontuário mostra como a assistência foi conduzida, trazendo segurança para o paciente e para o médico.

Após o término da palestra, foi realizado um momento de perguntas e respostas, com a presença da assessoria jurídica do CREMERJ para o esclarecimento de dúvidas. Os conselheiros Guilherme Nadais, Marcelo Peixoto, Sylvio Provenzano, Margareth Portella, Ana Cristina Russo, André Costa, Guilherme Toledo e Joel da Silveira Filho também compareceram ao evento.

No encerramento, a conselheira Beatriz Costa informou que as reuniões da Cocem serão mensais, assim como as solenidades de posses das comissões de ética médica. O próximo encontro da Cocem está marcado para o dia 13 de julho, às 14h.

Quem participou da primeira reunião aprovou:

“É muito importante essa visão de integração com as outras comissões do hospital. Em relação ao termo de consentimento, foi muito elucidativa a responsabilidade que a gente tem quanto a isso e também sobre a importância do prontuário eletrônico para o médico. Às vezes, a gente sai da faculdade e não tem essas informações especificamente, então o que foi apresentado foi de muita qualidade.”

Ricardo Bretas, presidente da comissão de ética médica do Hospital Quali Ipanema


“Foi muito boa essa iniciativa, porque o que nós precisamos muito dentro da nossa profissão é de esclarecimento. Tomar ciência de muitos direitos que temos e que, muitas vezes, desconhecemos até por conta do tempo que a profissão demanda. Então, participar da comissão de ética de forma passiva não tem mais lugar e essas reuniões vão nos trazer o conhecimento necessário para poder atuar na nossa prática diária.”

Lucia Helena de Souza Soares, presidente da comissão de ética médica do Hospital Municipal Souza Aguiar


“Essas reuniões são extremamente importantes porque a Cocem é o elo entre o conselho e as comissões de ética nos hospitais. E essas reuniões, com palestras, são muito proveitosas porque permite divulgar um tema de importância para todos os médicos dos hospitais. Essa iniciativa foi excelente e deve mesmo ser repetida com frequência, pois agrega cada vez mais a informação e o conhecimento entre os hospitais de todo o estado do Rio de Janeiro.”

Luiz Carlos Leal Prestes Júnior, coordenador da CT de Medicina Legal e Perícias Médicas do CREMERJ, que foi palestrante neste primeiro encontro

Clique aqui e veja as fotos.