Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Webinar do CREMERJ traz atualizações em pneumologia

28/06/2022

O CREMERJ, nesse sábado, 25, realizou um evento híbrido (presencial e online) de atualização em pneumologia, baseada em evidências e recomendações científicas. O webinar contou com a participação de médicos especialistas e acadêmicos.

Participaram da mesa de abertura a segunda vice-presidente do Conselho, Célia Regina da Silva, o responsável pela Câmara Técnica (CT) de Pneumologia e Cirurgia Torácica, conselheiro Flavio Sá, e o coordenador da CT, Rogério Rufino, que exerceu o papel de moderador durante toda a programação. De acordo com Célia Regina, é de suma importância que o médico que atua nessa especialidade obtenha conhecimento daquilo que há de mais atual. “O CREMERJ valoriza a educação médica continuada e entende que ela é fundamental para garantir a prática da medicina com qualidade em nosso estado”, disse a diretora ao público presente.

A primeira palestra foi sobre abordagem em casos de pneumotórax, condição em que o paciente tem acúmulo de ar entre a pleura visceral e a parietal. O tema foi apresentado pelo professor de cirurgia torácica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Omar Mourad, e debatido pelo professor emérito da mesma instituição, Felippe Júdice.

A segunda exposição ficou a cargo do cirurgião torácico do Américas Medical City, Márcio Lucas, que falou a respeito de nódulo pulmonar solitário e sua investigação. Nessa etapa, os comentários foram feitos pelo professor associado de cirurgia torácica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Eduardo Saito.

Logo depois, a pauta foi tratamento da asma. O assunto foi explanado pelo professor adjunto da disciplina de pneumologia da UERJ, Thiago Bartholo, e debatido pelo professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alexandre Pinto Cardoso. Na sequência, a aula foi sobre o tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tendo como palestrante o professor adjunto de pneumologia da UERJ, Thiago Mafort, e como debatedora a chefe do departamento de doenças do tórax da UERJ, Cláudia da Costa.

Por fim, a última palestra trouxe atualizações sobre diagnóstico e tratamento da tuberculose latente. O tópico foi desenvolvido pela médica pneumologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ), Ana Paula dos Santos, e pela professora titular de tisiopneumologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, Fernanda Mello.

Ao comentar a relevância do webinar, Rufino, que também é pró-reitor de Saúde da UERJ, destacou a necessidade da constante promoção de programações científicas como essa. “Vimos, durante a fase aguda da pandemia, muitos profissionais utilizando técnicas não convencionais ou questionáveis para o tratamento de doenças e abordagem terapêutica. Temos que ter preocupação com isso e manter sempre o debate acadêmico aqui no CREMERJ”, enfatizou o médico.

A íntegra do evento está disponível no canal do Conselho, no YouTube. Para assistir, clique aqui.