Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ e CRF-RJ debatem ampliação da Receita Digital

20/06/2022

Representantes do CREMERJ e do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ) se reuniram nessa sexta-feira, 10, para falar sobre a receita digital e outros projetos. No encontro, que ocorreu na sede do CREMERJ, eles firmaram uma parceria para que as receitas do estado do Rio de Janeiro possam ser aceitas em todas as farmácias do Brasil. Para isso, ambos os conselhos assinaram ofício com esse comprometimento.

Além disso, o conselheiro do CREMERJ Ricardo Farias fez uma apresentação sobre a Receita Digital. De maio de 2020 a maio de 2022, a ferramenta emitiu 3.230.120 receitas digitais e 3.199.747 outros documentos (como: atestado, laudo, solicitações de exame e declaração). Os cinco municípios que mais expediram receitas, no mesmo período, foram Rio de Janeiro (1.803.461), Niterói (234.135), Duque de Caxias (55.113), Petrópolis (47.730) e Volta Redonda (45.412). Já o ranking das cinco cidades que mais emitiram atestados e exames ficou: Rio de Janeiro (1.908.154), Niterói (229.754), Petrópolis (37.244), Macaé (32.393) e São Gonçalo (22.397).

“Há dois anos, o CREMERJ e o CRF-RJ estabeleceram uma parceria que tornou a Receita Digital possível no nosso estado. Essa ferramenta foi lançada durante a pandemia e ajudou muito médicos, farmacêuticos e a nossa população, principalmente, no período de isolamento social. Agora, vamos trabalhar juntos para ampliar a Receita Digital, levando-a a todos os estados do nosso país”, explicou Farias, idealizador do projeto.

Durante a reunião, os conselhos também decidiram promover em conjunto uma campanha de conscientização acerca da letra do médico, que deve ser legível nos documentos médicos assinados, conforme previsto no próprio Código de Ética Médica.

“Foi muito importante esse encontro. Estamos aqui para tratar de uma questão nacional, que é a receita médica e vamos trabalhar em conjunto pela sua ampliação. Estamos à disposição para unir forças e fazer um papel relevante para que a saúde pública venha ganhar”, destacou o presidente do CRF-RJ, Camilo Carvalho.

A reunião também contou com a participação dos diretores do CREMERJ Luiz Fernando Nunes e Luiz Zamagna e da vice-presidente do CRF-RJ, Luzimar Gualter, e do secretário-geral do CRF-RJ, Marcelo da Silva Pereira (conhecido como Marcelo Medicinal).