Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Projeto do MS que incentiva a atividade física é lançado no RJ

17/05/2022

O CREMERJ esteve presente no lançamento do programa “Incentivo da Atividade Física na Atenção Primária à Saúde”, nesse domingo, 15, pelo Ministério da Saúde (MS). Para marcar a iniciativa, foi realizada, na orla, uma caminhada do Leme a Copacabana, além de orientação à população sobre alimentação saudável, combate ao tabagismo e prática de exercícios.

O Conselho foi representado pelo seu presidente Clovis Munhoz. Também participaram o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do MS, Raphael Câmara, que também é conselheiro do CREMERJ e do Conselho Federal de Medicina (CFM); o secretário-executivo adjunto da Secretaria Executiva do MS, Marcus Vinicius Fernandes Dias; e o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo.

O objetivo do programa é incentivar a atividade física como forma de prevenção a doenças como diabetes, cardiopatia e acidente vascular cerebral, já que, segundo estimativa do próprio MS, no Brasil, 15% do total de internações pelo SUS são atribuídos à falta de exercícios físicos.

De acordo com a pasta, até o fim do ano serão investidos cerca de R$ 100 milhões no programa, que tem o intuito de incentivar a contratação de profissionais de educação física, a readequação de espaços para a prática de exercícios e a aquisição de materiais com esta finalidade. Os municípios podem aderir à iniciativa pelo portal e-Gestor.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o investimento em atividade física tem retorno garantido na prevenção ao desenvolvimento de uma série de doenças crônicas.

O presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz, também se posicionou acerca da importância do exercício físico. “Fui médico na área esportiva durante muitos anos, por isso sei o quanto a prática da atividade física na prevenção de doenças é essencial”, ressaltou.