Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dia do Oftalmologista é celebrado no CREMERJ

10/05/2022

O CREMERJ realizou, no dia 6 de maio, uma homenagem ao Dia do Oftalmologista. O evento, promovido no auditório do Centro Empresarial Rio, em Botafogo (Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro), contou com uma palestra do presidente da International Society of Refractive Surgery (ISRS), Renato Ambrósio Júnior, que falou sobre os últimos avanços relacionados ao ceratocone.

Compuseram a mesa do evento o presidente do Conselho, Clovis Munhoz, o ex-presidente, Sylvio Provenzano, o primeiro tesoureiro, Joel Carlos Silveira Filho e os conselheiros Bernardo Bicharra e Gustavo Khaled Delgado. Representando outras entidades, participaram também da abertura o presidente da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro, Benjamin Baptista, o primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sérgio Fernandes, e o diretor médico do Banco de Olhos do Rio de Janeiro, Gustavo Bonfadini.

De forma remota, por meio de vídeo, o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Cristiano Caixeta Umbelino, saudou os oftalmologistas participantes. Ele falou, ainda, sobre os desafios de impedir a invasão do ato médico.

Na sequência, Joel Silveira Filho agradeceu pela presença dos integrantes da Câmara Técnica de Oftalmologia e falou sobre a atuação do CREMERJ. “Para combater o exercício ilegal da medicina, firmamos parcerias com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com as vigilâncias sanitárias municipais e com a Delegacia do Consumidor da Polícia Civil. Criamos também um canal direto com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o qual tem a finalidade de facilitar a tramitação de denúncias. Todo esse trabalho tem o objetivo de oferecer à nossa população o melhor atendimento médico oftalmológico possível”, disse o diretor.

Ao iniciar a explanação, Renato falou sobre o conceito da campanha “Junho Violeta”, que busca educar o paciente a não coçar os olhos, evitando o desenvolvimento de ceratocone. Em seguida, ele destacou que a doença já foi reportada há mais de 150 anos e mostrou a evolução da abordagem. Logo depois, ele passou a falar sobre suas pesquisas e o consenso global que iniciou com sociedades internacionais para refletir sobre doenças ectásicas da córnea, apresentando a quebra de paradigmas e novos paradoxos relacionados à prevenção, diagnóstico, tratamentos e cirurgias.

Após a palestra, foram homenageados por suas destacadas atuações como oftalmologista: Luiz Alberto Molina Monica, Guilherme Herzog Neto, Paulo Cesar Silva Fontes, Luiz Augusto Morizot Leite Filho, Oswaldo Moura Brasil do Amaral Filho e Renato Ambrósio.

No encerramento, o presidente Clovis falou sobre a importância dos profissionais dessa especialidade por cuidarem de algo tão essencial para as pessoas como a saúde ocular e a boa visão. “Eu fico muito feliz de ver tantos médicos de excelência serem homenageados pelo nosso Conselho, em vida e em plena atividade laboral. Homenagear quem merece não é só uma obrigação nossa, mas também uma oportunidade e uma satisfação”, concluiu.

Confira as fotos do evento, clicando aqui.

Para assistir à gravação do evento, clique aqui.