Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ recepciona 150 novos residentes da SMS-Rio

19/04/2022

O CREMERJ recebeu, em sua sede, cerca de 150 residentes que começaram a atuar na rede hospitalar da cidade do Rio de Janeiro. A atividade de ambientação foi promovida, no dia 13, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital fluminense, em parceria com o Conselho, com o objetivo de esclarecer e reforçar alguns pontos do funcionamento do programa de residência e, principalmente, temas relacionados à propaganda médica e ao código de ética.

Compuseram a mesa do evento as representantes do Comitê de Ética do município, Salésia Felipe, e da residência hospitalar da SMS-Rio, Elisabete Rocha. Pelo CREMERJ, participaram o primeiro vice-presidente, Guilherme Nadais, o primeiro tesoureiro, Joel Silveira Filho, e os conselheiros Beatriz Costa e Sylvio Provenzano.

Na abertura, Nadais deu as boas-vindas aos alunos do programa e abordou a importância de refletir sobre o código de ética da categoria. “É uma satisfação receber os médicos residentes aqui no Conselho. Vocês estão iniciando uma fase importante da vida profissional de vocês, com o início da residência. Reconhecidamente, essa é a melhor forma de qualificar o profissional. Nesse momento, é necessário que vocês entendam a urgência de conhecer o nosso código, que contempla os deveres e os direitos do médico”, disse o diretor.

Na ocasião, Salésia parabenizou os residentes pelo ingresso e pelo início da atuação nos hospitais. “Residência é e continuará sendo padrão ouro por muito tempo, porque se trata de treinamento em serviço, associado a aulas teóricas e cursos externos. Aproveitem o máximo possível”, incentivou ela.

Na sequência, Beatriz, que é a responsável pela Comissão de Integração do Médico Jovem do CREMERJ, conduziu a parte principal do encontro, palestrando sobre o papel do Conselho e de outras entidades médicas. Além disso, explicou publicidade profissional e ética, expondo aos novos médicos exemplos positivos e negativos do dia a dia.