Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Asma é debatida em fórum promovido pelo CREMERJ

13/04/2022

O CREMERJ, no dia 9 de abril, realizou o Fórum da Câmara Técnica de Alergia e Imunologia, que abordou aspectos relacionados à asma, a fim de atualizar conhecimentos. O evento foi promovido no formato de webinar e contou com a participação de médicos especialistas no assunto.

Pelo Conselho, participaram o diretor Benjamin Baptista de Almeida, que também é o responsável pela câmara técnica que promoveu o seminário on-line, e o conselheiro Hélio Fernando de Abreu, que na ocasião representou o presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz. Na abertura, Benjamin destacou a relevância do assunto debatido, devido ao fato da doença afetar cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil.

“Essa é uma condição grave, que diminui a produtividade no trabalho e na escola. Trata-se da quarta causa de internação no país e que acaba por vitimar, aproximadamente, dois mil brasileiros por ano”, disse ele, fazendo menção a dados do Ministério da Saúde.

Antes de começarem as palestras, o coordenador da Câmara Técnica de Alergia e Imunologia, Evandro Prado, explicou como o fórum foi idealizado e planejado. Na sequência, iniciou-se o primeiro módulo que contou com apresentações sobre fenótipos e endotipos, asma por vírus, sensibilização alergênica, remodelamento e fatores ambientais que exacerbam a enfermidade. Já no segundo bloco, houve a explanação acerca da relação da obesidade com a asma, análises sobre o tratamento segundo o GINA (Global Initiative for Asthma), imunoterapia e indicação de biológicos para asmáticos.

No encerramento, os palestrantes debateram os temas e responderam a questões. Participaram do fórum os médicos Sandra Bastos, Neide Pereira, Sérgio Dortas, Pedro Bianchi, Herberto Chong Neto, Maria Alonso, Aluce Ouricuri, Fábio Kuschnir, João Tebyriçá, Eduardo Silva e Norma Rubini.