Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Novos residentes da SMS Rio participam de evento no CREMERJ

01/04/2022

O CREMERJ participou da recepção aos novos residentes que atuarão na rede hospitalar da cidade do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, dia 30. O evento, que foi realizado no auditório Júlio Sanderson – sede do Conselho, foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde da capital fluminense.

Na ocasião, cerca de 70 residentes estiveram presentes na atividade de ambientação que abordou, entre outros assuntos, o funcionamento do programa de residência, a propaganda médica e alguns pontos do código de ética. Haverá uma segunda edição da mesma reunião, nas próximas semanas, com os demais médicos que completam a turma de novos profissionais que chegam para reforçar as unidades municipais.

Compuseram a mesa da cerimônia a representante do Comitê de Ética do município, Salésia Felipe, e as representantes da residência hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde Elisabete Rocha e Vera Fonseca. Pelo CREMERJ, participou a conselheira Beatriz Costa, responsável pela Comissão de Integração do Médico Jovem.

“O CREMERJ é a casa do médico. Sintam-se sempre à vontade para vir aqui, conversar conosco, tirar dúvidas e serem amparados. Vocês estão começando agora uma nova etapa da carreira. Aproveitem muito este momento e defendam sempre a qualidade da residência médica”, disse Beatriz ao recebê-los.

Para Elisabete Rocha, o período mais difícil é o de adaptação inicial, mas com o tempo todos vão entendendo as peculiaridades da unidade em que atuam. “Vocês têm que, constantemente, cobrar os seus médicos staffs, buscando aquilo que acharem que está faltando no programa ou que pode melhorar”, afirmou ela.

No encerramento, o primeiro vice-presidente do Conselho, Guilherme Nadais, desejou um bom aprendizado a todos e compartilhou algumas experiências úteis para quem está começando. “Em tempos em que há uma grande judicialização da medicina, o médico fica muito exposto. Por isso, é fundamental conhecer as regras que regem a nossa profissão e o nosso código de ética”, afirmou Nadais.

Participaram também da recepção as coordenadoras das comissões de residência médica do Hospital Municipal Souza Aguiar, Adriana Coutinho, e do Instituto Municipal Philippe Pinel, Vanessa Ayrão.

Clique aqui para conferir as fotos do evento no Flickr do CREMERJ.