Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

País livre da poliomelite: CREMERJ pede colaboração de médicos

31/03/2022

O CREMERJ, com base em alerta publicado pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), vem a público convocar todos os médicos a adotarem medidas colaborativas para impedir o retorno da poliomielite ao país. Assim, há três linhas de ação recomendadas aos médicos brasileiros para a manutenção do status de “país livre da pólio". Confira quais são elas:

1 - Altas e homogêneas coberturas vacinais: entre crianças menores de cinco anos de idade (95% ou mais);

2 – Vacinação do viajante internacional contra poliomielite: para adultos e crianças que se dirijam a áreas afetadas pela doença (pelo vírus da poliomielite selvagem ou derivado da vacina). Saiba quais são esses países em https://polioeradication.org/where-we-work/ e quais são as recomendações para a vacinação em https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nota-informativa-cgpni-vacinacao-viajantes-polio-2112.pdf

3 - Vigilância da Paralisia Flácida Aguda (PFA): o Ministério da Saúde, em sua portaria GM/MS 420, de 2 de março de 2022, assim como as autoridades estaduais e municipais, reforça a recomendação da notificação imediata (24 horas) de casos de PFA, a fim de permitir a detecção oportuna e uma resposta coordenada a uma potencial Emergência de Saúde Pública relacionada ao Poliovírus. Clique aqui para saber como identificar e notificar.

Para ler a íntegra do alerta emitido pela Soperj, por meio do Grupo de Trabalho de Imunizações e do Departamento de Infectologia, clique aqui.

(Grupo de Trabalho sobre Vacinas e Imunizações)