Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Mudanças na declaração de IR são abordadas em webinar do CRM

25/03/2022

O CREMERJ promoveu nessa quarta-feira, 23, o webinar “O médico e seu imposto de renda (IR)”, no auditório Júlio Sanderson, situado em sua sede. Em formato híbrido (presencial e on-line), o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Conselho. Na abertura, a diretora do CREMERJ Célia Regina da Silva mencionou que a palestra, ministrada pelo mestre em ciências contábeis, José Miguel Rodrigues, é um sucesso há anos na entidade.

“É com satisfação que realizamos mais uma vez este evento, pois se trata de um assunto que aflige o médico no seu dia a dia. Contamos com a oportunidade de ter este professor tão capacitado para esclarecer nossas dúvidas. Nesta edição, vamos focar no imposto de renda para a pessoa física”, complementou.

Em seguida, a conselheira responsável pela Comissão de Integração do Médico Jovem do CREMERJ, Beatriz Costa, destacou a importância do tema também para os médicos recém-formados e estudantes de medicina.

“Atualmente, há vários tipos de vínculos empregatícios, o médico trabalha em mais de um lugar, mas é preciso estar atento porque o IR terá que ser declarado. Portanto, todos nós devemos saber. É um assunto que necessita ser difundido e admiro muito a forma como o professor José Miguel realiza suas palestras, tratando de forma leve um tema tão complexo, o que facilita o entendimento de todos nós”, frisou.

Em sua apresentação, as principais mudanças na declaração de IR deste ano estiveram entre os pontos abordados. São elas: a possibilidade de importação do Livro Caixa, que passou a ser eletrônico, por qualquer plataforma; a alteração na declaração de bens com a criação de grupos principais; a obrigatoriedade do RENAVAM e alerta sobre registro para embarcações e aeronaves; os DARFs do IR que passam a ter códigos de barras, QR codes e podem ser pagos via pix; e a obrigação de informar se o dependente mora com o titular (a confirmação atualiza o endereço do CPF do dependente).

Mudanças no futuro
Ele ainda chamou a atenção para transformações que podem ocorrer a partir da declaração do ano que vem: “Está sendo montado um projeto já há algum tempo em relação a imóveis. Quem não tem imóvel declarado esteja atento, porque, a partir do próximo ano, terá que declará-los e, quando fizer isso, precisará informar o CPF ou CNPJ de quem o adquiriu. A Receita vai começar a cruzar dados sobre aquisição de imóveis e aluguéis pagos e recebidos”.

A agilidade na cobrança de pendências é outro aspecto que deve ser ainda mais aprimorado. Segundo ele, atualmente, ao entregar a declaração, a rotina de cruzamento é tão rápida que, em seis meses, o indivíduo pode cair na malha fina. “A partir do ano que vem, a probabilidade é diminuir este tempo para três meses, e a intenção da Receita Federal é acelerar mais. Ao entregar a declaração pronta, caso a pessoa entenda que há alguma informação incorreta, ela modifica. A Receita processa esses dados e esse indivíduo poderá cair na malha fina em 24 horas”, explicou.

Para José Miguel, é sempre importante estar atento às alterações anuais no imposto de renda, a fim de evitar problemas. “É importante saber essas informações também em relação ao futuro, para não estar desprevenido e buscar toda clareza e transparência nos dados, para não cair na malha fina”, completou.

A palestra completa pode ser assistida no canal do YouTube do CREMERJ. Clique aqui e acesse!