Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Uso do eSocial para médicos é tema de webinar do CREMERJ

18/03/2022

O CREMERJ promoveu, nessa quarta-feira, 16, o webinar “eSocial: o que é e como funciona”, com a participação do professor José Miguel Rodrigues da Silva, mestre em ciências contábeis. O evento contou com a abertura do diretor do Conselho Yuri Salles, que mencionou a importância do tema para os médicos.

“Além de toda a preocupação com a prática médica de forma excelente, não podemos nos descuidar de outras questões obrigatórias, como é o caso do eSocial. Precisamos estar atualizados e cumprir nossas obrigações adequadamente. Por isso, o CREMERJ decidiu promover este webinar, em parceria com o professor José Miguel, que é um contador extremamente habilidoso, para nos ajudar”, frisou.

Em seguida, o mestre em ciências contábeis iniciou a palestra, explicando que o eSocial é um assunto técnico e que diz respeito a um ambiente totalmente digital. Isso, inclusive, faz lembrar, segundo ele, uma mudança de hábitos em que livros, guias e documentos – muitos que eram preenchidos a mão – deixam de existir e toda essa informação passa a habitar em plataforma digital. “Mas, apesar de a gente se apoiar nesse espaço digital atualmente, o contribuinte deve guardar os documentos físicos que existiam”, alertou.

O eSocial é um sistema que reúne todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias que precisam ser cadastradas corretamente e no tempo determinado, para evitar complicações. A plataforma é ligada ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que proporciona ao governo e ao contribuinte a conversão da escrituração fiscal, previdenciária e trabalhista em meio digital.

“O ambiente de processamento eletrônico de dados do SPED tem usuários que são: a Receita Federal, administrações tributárias dos estados, dos municípios e de cunho federal, além de órgãos da administração pública num contexto geral”, complementou.

Sobre o eSocial, o professor destacou alguns cuidados fundamentais: o preenchimento correto das informações e a entrega dos dados no prazo estipulado. De acordo com ele, o descumprimento desses dois itens está entre os principais motivos que acabam gerando multa para os médicos. Outra dica importante é contar com uma assessoria contábil qualificada, que esteja habituada com toda essa migração para cenário digital.

Durante a apresentação, ele também informou que para estar no ambiente SPED o médico necessita ter uma certificação digital. “Achei sensacional que o CREMERJ fez uma parceria com uma certificadora digital, permitindo o médico a tirar a sua gratuitamente. É muito importante o médico entender da sua vida fiscal, sabendo, pelo menos, fazer consultas básicas, para que ele tenha a certeza de que está tudo certo”, explicou José Miguel.

Em relação à certificação digital, Yuri Salles acrescentou que os médicos interessados em garantir a sua devem seguir o passo a passo no site do CREMERJ. Clique aqui e acesse!

“Estamos disponibilizando de forma gratuita para os médicos adimplentes o certificado digital, também chamado de eCPF, que permite o acesso qualificado ao ambiente tributário do governo, possibilitando que sejam feitas todas as comunicações necessárias para garantir o cumprimento de suas obrigações. Temos muita satisfação em oferecer isso para os nossos médicos”, finalizou o diretor do Conselho.

O webinar está disponível na íntegra no canal do YouTube do CREMERJ. Clique aqui e assista!