Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ visita centro para dependentes químicos em Caxias

15/03/2022

Os conselheiros do CREMERJ Célia Regina da Silva, Benjamin Baptista de Almeida e Guilherme Toledo visitaram as instalações da Fazenda Paraíso – maior centro de recuperação de dependentes químicos do Brasil – nessa quarta-feira, 9. A unidade fica localizada no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Recentemente inaugurado, em 30 de dezembro de 2021, o projeto é uma realização da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal, que pretende atender homens de todo o Rio de Janeiro e de outras unidades da federação que necessitem e sejam voluntários. O serviço é público, sendo o encaminhamento para internação feito pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Na ocasião da visita, os conselheiros, que fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) sobre Drogas Lícitas e Ilícitas do CREMERJ, foram acompanhados pelo neurologista José Mauro Braz de Lima, que também integra o grupo. O objetivo foi conhecer os detalhes do trabalho multidisciplinar realizado pelo centro em prol do tratamento de dependentes químicos. A equipe foi recepcionada pela diretora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Andrade.

“A intenção do projeto é oferecer uma abordagem lúdico-laborativa que estimule o acolhido e não o deixe ocioso. Durante o período de estadia, eles se envolvem em tarefas de avicultura, piscicultura, agricultura, gráfica, produção de laticínios, cursos profissionalizantes, entre outras. Alguns realizam atividades que, antes, nunca imaginariam fazer, como poesia e desenho, o que os auxilia na reinserção social”, avaliou a segunda vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina.

Já o diretor Benjamin de Almeida, que coordena o GT, destacou a importância da abertura dessa unidade, considerando a carência de vagas para esse tipo de internação. “A Fazenda Paraíso aumenta a oferta para atender a uma demanda que é muito grande, unindo com efetividade o cuidado clínico à formação profissional, o que pode ajudar no processo de recuperação”, disse.

Os integrantes do grupo de trabalho foram recebidos também pelo diretor geral Alexandre Dias, pelo diretor médico Henrique Carneiro, pelo diretor administrativo Alexsandro da Silva Faraj e pelo psicólogo Paulo Henrique do Patrocínio.