Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nota de falecimento – médico Alfredo Guarischi

08/03/2022

É com pesar que o CREMERJ comunica o falecimento do médico Alfredo Guarischi, aos 71 anos. Formado em medicina e mestre em cirurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Guarischi era referência no meio médico. Foi chefe do serviço de cirurgia oncológica do Hospital de Oncologia (HCII-INCA) e chefe das clínicas médico-cirúrgicas do Hospital Municipal Souza Aguiar.

Bastante atuante também na área científica, Alfredo Guarischi foi membro de quatro câmaras técnicas do CREMERJ: de Cancerologia Clínico-Cirúrgica; de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo; de Informática Médica e Telemedicina em Saúde; e de Segurança do Paciente. No Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), foi membro emérito pelo título de especialista em cirurgia geral na entidade.

Ainda em sua trajetória, Alfredo Guarischi realizou fellowship na Universidade de Toronto, no Canadá, e, como cirurgião geral e oncológico, atuou em diversos hospitais, como os federais Cardoso Fontes e da Lagoa e o municipal Miguel Couto. Além disso, foi diretor-científico da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil). Atuou como instrutor de Advanced Trauma Life Suport (ATLS), do American College of Surgeons, e criou o Safety – Congresso Brasileiro sobre Segurança no Sistema de Saúde.

Alfredo Guarischi assinou como colunista vários artigos sobre saúde no jornal O Globo e tinha um site com seu nome, onde publicava crônicas de sua autoria, artigos científicos e notícias em geral sobre o setor.

O CREMERJ se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de dor.