Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

MS e Adaps iniciam edital do Médicos pelo Brasil

05/01/2022

O programa Médicos pelo Brasil – que substituirá o Mais Médicos – teve o primeiro edital lançado no dia 31 de dezembro de 2021. A ação, idealizada pelo Ministério da Saúde (MS), foi intermediada pela Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), que ficou responsável pela criação do estatuto, o contrato de gestão, o manual de licitação determinando as normas dos editais, o plano de carreiras e cargos, entre outros aspectos.

À frente desse projeto como presidente do Conselho Deliberativo da Adaps, o conselheiro do CREMERJ, Raphael Câmara, que também é secretário nacional de Atenção Primária do MS e membro do Conselho Federal de Medicina (CFM), se preocupou em criar condições de trabalho mais atrativas para os médicos e em selecionar profissionais mais capacitados para a atenção primária.

“Como conselheiro federal de medicina minha atuação busca trazer melhores condições para meus colegas atenderem da melhor forma a população. Já como secretário do MS, tenho buscado ampliar o orçamento para a atenção primária. Em créditos extraordinários para enfrentamento da Covid-19 foram mais de R$ 7,1 bilhões. Em crédito ordinário, caso se confirmem os recursos submetidos à sanção presidencial para o orçamento 2022, teremos conseguido um aumento de R$ 1,3 bilhão. O objetivo é deixar um legado para o SUS”, explicou Câmara.

Com 4,6 mil vagas, a seleção dos candidatos será feita por meio de exame, de maneira presencial, sendo obrigatório o registro em um conselho regional de medicina. Segundo o governo federal, os contratos que ainda estão em vigência do antigo Mais Médicos deverão continuar até o fim dos prazos oficiais estabelecidos.

A finalidade do programa é melhorar a oferta de profissionais de saúde em regiões vulneráveis, isoladas e de difícil provimento no país.