Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Entidades médicas debatem SVO e atualização da Covid-19 no RJ

20/12/2021

O CREMERJ participou da reunião conjunta, realizada pela Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) e pela Sociedade de Médicos da Ilha do Governador (Somei), nessa quarta-feira, 15. O encontro contou com a apresentação da palestra científica “Sistema de Verificação de Óbitos (SVO) e Covid-19: Grandes Desafios de Saúde Pública no RJ”, que foi ministrada pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Em relação ao SVO, ele explicou que a Secretaria planeja inaugurar, no início do ano que vem, nove centros capacitados para averiguação de óbitos para cobrir diversos municípios.

Sobre a situação da Covid-19 no estado, Chieppe apresentou dados que mostraram os índices de cobertura vacinal da população fluminense e a perspectiva em relação à variante Ômicron. Segundo ele, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as manifestações dos sintomas desta doença são em sua maioria leves. Além disso, como o índice de pessoas imunizadas é alto no estado, não se sabe se será alta a propagação da variante.

O vice-presidente do CREMERJ, Carlos Romualdo Gama, foi quem representou o Conselho na reunião conjunta. Ele destacou que a palestra foi enriquecedora e disse que o CREMERJ está à disposição para contribuir no que for necessário em prol da saúde no Rio de Janeiro.

“A pandemia trouxe um momento muito difícil em nosso estado. Apesar da queda que tivemos quanto à Covid-19, não podemos relaxar em relação aos cuidados, principalmente acerca da vacinação. Em relação ao Serviço de Verificação de Óbito, esta é uma reivindicação antiga do CREMERJ, porque sabemos o quanto à falta de centros neste sentido sobrecarrega o Instituto Médico Legal. Recebemos a notícia da inauguração deles com satisfação”, frisou.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Somerj, Benjamin Baptista de Almeida, que também é conselheiro do CREMERJ, e pelo presidente da Somei, Rômulo Capelo Teixeira. O conselheiro do CREMERJ José Ramon Blanco também participou do evento.