Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Campanhas Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho marcam este mês

15/12/2021

Duas campanhas vinculadas à saúde marcam este mês: Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho. A primeira reforça os cuidados contra o câncer de pele. Já a segunda promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Dezembro Laranja
A campanha consiste em incentivar a prevenção e alertar contra o câncer de pele. O tipo não melanoma é o mais frequente no Brasil, representando cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Já o melanoma representa 3% das neoplasias malignas do órgão e é o tipo mais grave devido à alta possibilidade de provocar metástase. A melhor forma de se proteger é usando fotoproteção, além de acessórios como óculos e chapéus, e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h.

Dezembro Vermelho
É uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. A data foi escolhida porque, em 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A Aids é uma doença causada pela manifestação do vírus HIV. Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Em 2020, até outubro, cerca de 642 mil pessoas estavam em tratamento antirretroviral. Em 2018, eram 593.594 pessoas em tratamento.