Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM media conciliação por atrasos nos salários de médicos PJ

09/12/2021

O CREMERJ mediou, nessa quarta-feira, 8, uma reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Organização Social (OS) Mahatma Gandhi e as gestoras hospitalares Doctor VIP e Dottore. O objetivo do encontro foi acordar uma solução para o atraso nos salários dos médicos PJ que atuam nas unidades estaduais dentro da região metropolitana do Rio de Janeiro. Alguns dos profissionais atingidos pela falta de pagamentos estiveram presentes e contribuíram com esclarecimentos.

As empresas responsáveis por fornecer o quadro de trabalhadores PJ relataram a dificuldade em se comunicar com o estado, visto que não há nenhum vínculo contratual entre as partes, e que também não conseguem uma saída com a OS. Ainda informaram que, durante o ápice da pandemia, foi pago pela OS aos profissionais uma quantia superior às repassadas pelo estado, o que levou a atual falta de dinheiro da Mahatma Gandhi para quitar os últimos meses trabalhados. A OS não apresentou nenhuma explicação sobre o assunto.

Já em relação aos repasses do estado, os subsecretários Cláudia Melo, Mayla Portela e Bruno Santos garantiram estar integralmente em dia e que todos podem ser confirmados no portal da transparência. A secretaria ainda se comprometeu a acertar qualquer reajuste no valor pago aos médicos.

O CREMERJ vai agendar uma última assembleia com todos os envolvidos para apresentarem soluções e prazos. Além disso, também exigiu que os primeiros pagamentos sejam realizados até o próximo encontro. O conselho ainda lembrou da parceria firmada este ano com o Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que permite negativar as OSs que não cumprirem com suas atribuições.

“O Código de Ética Médica assegura que, para exercer a medicina com honra e dignidade, os colegas necessitam ter boas condições de trabalho e ser remunerados de forma justa, por isso, nosso intuito é fazer com que eles saiam daqui com a certeza de que terão seus salários pagos. Esse problema é frequente e nós, como conselho, não admitimos que a nossa classe seja prejudicada pela leviandade das empresas responsáveis”, enfatizou o presidente do CREMERJ, Walter Palis.

Também estavam presentes a conselheira Margareth Portella e o assessor jurídico Lucas Laupman.