Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Médicos do RJ terão certificação digital de forma gratuita

01/12/2021

A partir desta quarta-feira, 1º de dezembro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o CREMERJ concederão gratuitamente a certificação digital para os médicos do estado do Rio de Janeiro. O acesso a este mecanismo é importante, porque é ele que garante autenticidade e segurança nos documentos assinados digitalmente por um profissional.

Regulamentada pela Resolução 2.296/2021, do CFM, que normatiza no país a emissão de documentos de identificação médica, sejam eles físicos ou digitais, a certificação digital costuma ter um custo para ser usada, porém será concedida como um benefício para os médicos, por intermédio do seu Conselho.

De acordo com a resolução, para que o médico tenha acesso à certificação digital gratuitamente, é preciso, dentre os critérios, estar adimplente com seu o Conselho Regional e possuir a Cédula de Identidade Médica (CIM) – em cartão policarbonato com chip e digital –, isto porque, com esta versão, os médicos têm devidamente registrados seus dados biográficos e biométricos válidos na base de dados do sistema dos Conselhos Regionais.

Já os médicos que só tiverem a CIM em papel-moeda precisarão, primeiramente, solicitar a CIM em cartão policarbonato com chip e digital, para, depois, requisitar o certificado digital.

Ainda segundo a resolução, “a associação de certificado digital (que estabelece a identidade do cidadão no mundo digital) ao atributo (que qualifica o cidadão identificado) abre a oportunidade de regular o uso das novas tecnologias na área médica para identificar os profissionais de forma segura e íntegra”.

Para fazer a solicitação da certificação digital, clique aqui

Clique aqui e acesse a Resolução na íntegra.